Trotinetas elétricas da Lime invadem ruas de Lisboa

Depois de Paris, Berlim e Madrid, Lisboa. A Lime prepara-se para trazer para a capital portuguesa o seu serviço de partilha de trotinetas elétricas.

Depois de Paris, Berlim e Madrid, as trotinetas elétricas da norte-americana Lime vão agora chegar a Lisboa. Ao ECO, o diretor-geral da empresa para Portugal avança que serão disponibilizadas entre 200 e 400 scooters, estando ainda em aberto a data do lançamento oficial. Marco Pau não revela, contudo, o montante investido.

Lime estás prestes a chegar a Lisboa.Lime (Facebook)

“Ofereceremos um modo de transporte urbano com maior flexibilidade e menor impacto ambiental. O centro urbano de Lisboa tem uma grande concentração de carros, daí a necessidade de um serviço como o nosso”, sublinha o responsável.

A partir de agora, os interessados vão poder trocar o carro pela trotineta elétrica por 15 cêntimos por minuto de utilização, aos quais se soma um euro inicial para “desbloquear” o veículo.

O processo de utilização é simples. O cliente recorre ao mapa presente na aplicação móvel da Lime para encontrar o veículo mais próximo, que, depois, “desbloqueia” ao ler com o seu smartphone o código QR nele presente.

Uma vez concluída esta etapa, o serviço tem por base um sistema free-float, no qual o utilizador pode recolher e deixar a trotineta em qualquer local do perímetro preestabelecido. No final da viagem, o cliente terá apenas de tirar uma foto ao equipamento e inseri-la na aplicação para “bloquear” novamente a trotineta elétrica.

Questionado sobre a eventual chegada do serviço de bicicletas partilhadas, que a Lime oferece noutras cidades onde opera, o responsável confirma que não há qualquer previsão para que tal aconteça. Recorde-se que, ao contrário do mercado das trotinetas elétricas, o das bicicletas já conta com a rede GIRA, que Marco Pau considera “um complemento” ao serviço agora lançado.

Criada em janeiro de 2017, a Lime foi uma das pioneiras no serviço de partilha de bicicletas e trotinetas elétricas. Por isso, nos últimos meses, tem conseguido chamar a atenção de nomes tão sonantes do mundo da tecnologia como o da Google e o da Uber, empresas das quais tem mesmo conseguido financiamento e apoio.

O serviço de trotinetas em particular foi criado em fevereiro deste ano. Deste então, só em São Francisco, na Califórnia, já foram feitas mais de 300 mil viagens com estes veículos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trotinetas elétricas da Lime invadem ruas de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião