Dívida pública cai ligeiramente em setembro. São 249 mil milhões de euros
A dívida pública caiu 300 milhões de euros em setembro para 249 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal.
A dívida pública caiu 300 milhões de euros em setembro, totalizando os 249 mil milhões, revela o Banco de Portugal.
“Em setembro de 2018, a dívida pública situou-se em 249 mil milhões de euros, reduzindo 300 milhões de euros relativamente ao final de agosto”, adiantou a instituição liderada por Carlos Costa esta sexta-feira.
“Para esta diminuição contribuiu essencialmente o decréscimo dos títulos de dívida em 0,6 mil milhões de euros, compensado parcialmente pelo aumento de certificados do Tesouro e outros depósitos junto das administrações públicas”, explicou.
Dívida pública cai 300 milhões em setembro
Fonte: Banco de Portugal
Os dados mostram ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram em 900 milhões de euros no mês de setembro, “pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um decréscimo de 1,2 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando os 223,7 mil milhões de euros“.
Em junho, quando a dívida pública atingiu os 246,8 mil milhões de euros, o nível de endividamento público alcançou os 124,9% do total da riqueza produzida em Portugal no próximo ano (medida pela evolução do Produto Interno Bruto).
O Governo espera que o rácio ceda para 121,2% do PIB no final deste ano, recuando para 118,5% em 2019.
(Notícia atualizada às 11h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública cai ligeiramente em setembro. São 249 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}