Portugal e China acordam cooperação no setor da energia durante a visita de Xi Jinping
Os dois países vão assinar acordos de cooperação em vários domínios durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal.
Portugal e a China vão assinar, durante a visita a Lisboa do Presidente Chinês, Xi Jinping, em dezembro, acordos de cooperação em vários domínios, incluindo os setores da energia, infraestruturas e ciência e tecnologia, segundo a Xinhua.
De acordo com a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua, que cita o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Chao, os acordos a assinar durante a visita do chefe de Estado chinês a Portugal cobrem áreas que vão desde as infraestruturas, à cultura, educação, ciência e tecnologia, conservação de água, controlo de qualidade, energia e finanças.
Segundo o vice-ministro, durante a visita, que decorre a 04 e 05 de dezembro, Xi Jinping terá encontros com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e com o primeiro-ministro, António Costa.
Portugal é um de quatro países que o líder chinês vai visitar entre 27 de novembro e 5 de dezembro, para reforçar os respetivos laços bilaterais.
Xi Jinping vai ainda visitar Espanha, Panamá e na Argentina, onde decorre uma cimeira do G20.
No âmbito da deslocação será ainda assinada uma declaração conjunta entre Portugal e a China, avança a Xinhua, sem especificar o teor.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, tinha adiantado, em outubro, aquando de uma deslocação a Pequim, que Portugal e a China estavam a ultimar um memorando de entendimento no âmbito da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, centrada no investimento de infraestruturas.
Não adiantou, no entanto, se tal memorando seria assinado durante a visita oficial de Xi Jinping a Portugal.
A iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, proposta em 2013 pelo Presidente chinês tem como objetivo reforçar as ligações e dinamizar o comércio entre várias economias da Ásia, do Médio Oriente, da Europa e de África, através do investimento em infraestruturas.
Na ocasião, Santos Silva destacou o momento “particularmente auspicioso” das relações com a China, adiantando que durante a visita do chefe de Estado chinês a Portugal será assinalada ” a excelência das relações políticas e diplomáticas” bem como o desenvolvimento da relação económica entre Portugal e a China.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal e China acordam cooperação no setor da energia durante a visita de Xi Jinping
{{ noCommentsLabel }}