Hoje nas notícias: Pré-reformas, banca e Cruz Vermelha

  • ECO
  • 12 Dezembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo quer criar uma nova modalidade de pré-reforma para trabalhadores do Estado que pode pagar até 100% do salário a funcionários públicos com mais de 55 anos. Na banca, os gestores temem igualmente um diploma do Governo que protege os depósitos das grandes empresas. Conheça estas e outras notícias que estão em manchete nos jornais portugueses.

Pré-reformas vão pagar 25% a 100% do salário na Função Pública

O Governo pretende avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública. A ideia é permitir que os trabalhadores ao serviço do Estado, que tenham pelo menos 55 anos de idade, possam deixar de trabalhar, mantendo parte ou mesmo a totalidade do salário num valor entre 25% e 100% do vencimento. A proposta foi enviada aos sindicados e está a gerar críticas, uma vez que ainda não fixa quaisquer critérios.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Banca teme instabilidade com proteção a grandes depósitos

Um diploma que está a ser preparado pelo Governo para dar proteção adicional aos depósitos de grandes empresas e de entidades estatais está a gerar desconforto na banca nacional. Uma vez que as regras europeias não vão no mesmo sentido, a Associação Portuguesa de Bancos considera que a ideia pode gerar “situações de instabilidade” e pôr em risco “a credibilidade dos bancos junto de clientes cujos investimentos em dívida sénior ficam em maior risco, enquanto os grandes depositantes ficam protegidos”. A proposta de lei que está a gerar polémica foi aprovada em Conselho de Ministros em novembro e ainda tem de ser discutida no Parlamento.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) está a preparar um pré-aviso para prolongar em 2019, por tempo indeterminado, a greve às horas extraordinárias. Este é um protesto paralelo ao da paralisação do Porto de Setúbal, mas que tem vindo a ser apontado como mais um obstáculo ao acordo laboral, depois de ter levado ao falhanço das negociações entre aquele sindicato e as administrações das empresas que operam os portos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

IGF deixou na gaveta auditoria à Cruz Vermelha

Uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) que apontava para problemas graves na gestão da Cruz Vermelha Portuguesa, foi mantida na gaveta alegadamente ao abrigo de ordens tomadas ao mais alto nível naquela autoridade. Isto porque a Cruz Vermelha não apresentava contas a entidades externas, nem mesmo ao Fisco. Por este e outros motivos, a IGF e a Cruz Vermelha foram alvo de buscas da Polícia Judiciária e do Ministério Público esta terça-feira. O relatório da auditoria, que foi concluído em outubro de 2016, só chegou ao Tribunal de Contas (TdC) na passada quinta-feira, 6 de dezembro, quando a investigação das autoridades às práticas do IGF já decorria.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Marcelo sem agenda no dia dos 70 anos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está sem eventos marcados na agenda para esta quarta-feira, dia em que completa 70 anos. O chefe de Estado deverá aproveitar o dia para uma pausa, mas não está completamente afastada a hipótese de aparecer em público: vai ser apresentado em Lisboa, pelas 18h00, um livro intitulado O Presidente dos Afetos, da autoria da jornalista Cláudia Sebastião. E Marcelo Rebelo de Sousa foi convidado.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pré-reformas, banca e Cruz Vermelha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião