17 mil alunos ainda à espera de resposta sobre bolsas de estudo

  • ECO
  • 16 Janeiro 2019

O início do segundo semestre de aulas já está à porta, mas ainda há 17 mil estudantes das universidades e politécnicos sem saberem se têm ou não direito a bolsa de estudo neste ano letivo.

O arranque do segundo semestre de aulas está à porta, mas ainda há cerca de 17 mil estudantes das universidades e politécnicos nacionais sem saberem se têm ou não direito a bolsa de estudo neste ano letivo, avança o Diário de Notícias (acesso pago), esta quarta-feira.

De acordo com os dados atualizados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), das 96 mil candidaturas recebidas, 80 mil já foram analisadas. Além disso, há cerca de 12 mil paradas nos serviços das universidades à espera de uma decisão. A estas somam-se cinco mil que ainda não avançaram por falta de informação.

Por outro lado, dos 60 mil alunos que já sabem que têm direito a este tipo de apoio, apenas 50.502 receberam o pagamento da bolsa em dezembro, menos quase 4.500 do que no período homólogo. Tal explica-se pelos problemas informáticos que afetaram os sistemas das Finanças, da Segurança Social e dos Serviços de Ação Social das universidades, falhas que, no início, do ano letivo já tinham deixado milhares de candidaturas paradas.

Recorde-se que o valor das bolsas de estudo variam em função dos rendimentos do agregado familiar. O valor mínimo é de 75 euros mensais e o máximo 1.286 euros mensais. Em 2018, dos quase 65 mil alunos que beneficiaram de bolsa, cerca de 40% terão recebido o suficiente para pagar o valor das propinas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

17 mil alunos ainda à espera de resposta sobre bolsas de estudo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião