5 coisas que vão marcar o dia

O debate quinzenal no Parlamento marca o arranque desta sexta-feira, dia em que é ainda divulgada a síntese de execução orçamental, o inquérito às empresas sobre investimento e a avaliação das casas.

Esta sexta-feira realiza-se o primeiro debate quinzenal no Parlamento desde que o executivo de António Costa admitiu a entrada do país num novo ciclo económico. Será ainda conhecida a execução orçamental relativa ao último mês do ano, bem como o resultado do último inquérito aos empresários sobre as perspetivas de investimento. Em pleno pico do preço das casas, é divulgada ainda a avaliação bancária na habitação relativa a dezembro. Em Davos, na Suíça, encerra o Fórum Económico Mundial.

Debate quinzenal leva António Costa ao Parlamento

O arranque do último dia da semana é marcado por mais um debate quinzenal no Parlamento. Este será o segundo a realizar-se este ano e o primeiro após o executivo liderado por António Costa ter assumido a entrada do país num novo ciclo económico. O tema promete aquecer os ânimos dos deputados do hemiciclo, numa altura que é ainda marcada pela divulgação do relatório preliminar da auditoria da EY à gestão da CGD no período de 2000 a 2015.

DGO divulga síntese de execução orçamental até dezembro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta sexta-feira a síntese de execução orçamental das contas públicas até dezembro. Segundo o último relatório da DGO, o pagamento por inteiro do subsídio de Natal aos trabalhadores da Função Pública em novembro agravou o saldo das contas públicas. Foi registado um défice orçamental de 624 milhões de euros, ainda assim 1.425 milhões melhor do que um ano antes. De salientar que os dados referentes a dezembro contarão com o peso da despesa do subsídio de Natal dos pensionistas.

Capacidade de investimento das empresas escrutinada

O Instituto nacional de Estatística (INE) anuncia o resultado do inquérito aos empresários realizado no segundo semestre de 2018, onde estes revelam as suas expectativas face à evolução do investimento. No inquérito do primeiro semestre, os empresários revelaram o seu otimismo quanto à evolução deste indicado. Irão apontar para uma continuação desse sentimento?

Avaliação das casas pelos bancos: o balanço de 2018

O INE divulga o resultado do inquérito à avaliação bancária na habitação. Estes dados revelam o valor que os bancos atribuem aos imóveis para efeitos de concessão de empréstimos para a compra de casa. Os números que serão hoje conhecidos são relativos a dezembro, sendo assim possível fazer um balanço da evolução anual deste indicador que serve ainda como “barómetro” para o rumo dos preços das casas. Em novembro, a avaliação das casas subiu pelo 20º mês, para um novo máximo de 1.215 euros por metro quadrado.

Termina Fórum Económico Mundial de Davos

Esta sexta-feira marca o último dia do Fórum Económico Mundial de Davos, evento que acolheu os líderes políticos e responsáveis das empresas mais influentes do mundo e que decorreu sob o tema “Globalização 4.0”. Entre os participantes do último dia deste evento que decorre na cidade suíça, referência para Christine Lagarde, diretora geral do Fundo Monetário Internacional, que irá falar sobre o processo de transição da economia global.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião