Macedo entrega auditoria da CGD ao Parlamento amanhã às 14h30

A entrega será feita em mão à presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, Teresa Leal Coelho.

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), vai entregar na sexta-feira, ao Parlamento, o relatório final da auditoria feita pela EY à gestão do banco público entre 2000 e 2015. A entrega será feita às 14h30, à presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), Teresa Leal Coelho, avança a RTP.

A deputada do PSD e presidente da COFMA já tinha anunciado, na quarta-feira, que o banco público tinha confirmado a disponibilidade para entregar os resultados da auditoria até ao final desta semana. Isto depois de o Ministério Público ter concluído “nada ter a opor a que a CGD disponibilize à Assembleia da República” este documento, já que essa disponibilização “não é prejudicial aos interesses da prossecução da justiça e à descoberta da verdade material”.

A entrega da auditoria ao Parlamento foi uma das condições impostas pelos vários partidos para considerarem a constituição de uma nova comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa, depois de a última comissão ter terminado sem que os deputados chegassem a receber vários documentos ao Banco de Portugal, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e à própria CGD, que alegaram sigilo bancário e segredo profissional para recusar o envio de documentos.

Com a entrega da auditoria — e a promulgação, por Marcelo Rebelo de Sousa, do diploma que permite que as comissões parlamentares de inquérito tenham acesso a todos os documentos solicitados aos bancos –, tudo aponta para que o Parlamento avance com uma nova comissão. Essa possibilidade será discutida no dia 14 de fevereiro.

Os partidos arriscam-se, contudo, a receber um relatório “inútil”, já que, apesar de ter aceitado entregar o relatório da auditoria, a Caixa mantém que as informações sob sigilo bancário serão retiradas.

(Notícia atualizada às 10h47 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macedo entrega auditoria da CGD ao Parlamento amanhã às 14h30

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião