Investimento global em fintech atinge recorde. Foram quase 100 mil milhões de euros

O investimento nesta área das fintech ascendeu a cerca de 112 mil milhões de dólares (99 mil milhões de euros) no ano passado, mais do dobro face ao verificado em 2017.

O investimento em fintech segue de “vento em popa”. Um estudo da KPMG aponta para que no ano passado o investimento nesta área da indústria financeira ascendeu a cerca de 112 mil milhões de dólares (99 mil milhões de euros), mais do dobro face ao verificado no ano anterior.

De acordo com o relatório “Pulse of Fintech”, divulgado pela KPMG nesta quinta-feira, o investimento global em fintech atingiu os 111,8 mil milhões de dólares em 2018, o que corresponde a um aumento de 120% quando comparado com o registado em 2017. Nesse ano, o investimento nessa área tinha totalizado 50,8 mil milhões a nível global.

A sustentar essa evolução estão, segundo a KPMG, um conjunto de grandes transações e acordos celebrados no ano passado.

O maior negócio do último semestre de 2018 foi o investimento da Blackstone na Refinitiv, que ascendeu a 17 mil milhões de dólares, seguido pela aquisição da Blackhawk Network por parte da Silver Lake e P2 Capital Partners (3,5 mil milhões), pela compra da VeriFone pela Francisco Partners (3,4 mil milhões) e pelos 2,2 mil milhões que a Paypal investiu na aquisição da iZettle, nota a consultora.

Relativamente à primeira metade de 2018, destaca a aquisição, no valor de 12,86 mil milhões de dólares, do WorldPay pela Vantiv.

Quase um terço do investimento em fintech foi na Europa

Na Europa, o investimento em fintech aumentou para 34,2 mil milhões de dólares, em 2018, montante que corresponde a quase o triplo do verificado em 2017: 12,2 mil milhões de dólares. Aquele montante corresponde ainda a 30% do total a nível global.

No Velho Continente, a KPMG salienta a atividade de M&A e acordos de buyout, realçando as operações da WorldPay (12,8 mil milhões de dólares), Nets (5,5 mil milhões), iZettle (2,2 mil milhões), Fidessa Group (2,1 mil milhões) e IRIS Software Group (1,75 mil milhões).

A KPMG refere ainda a “crescente diversidade geográfica” do financiamento de capital de risco em fintech, que continua a impulsionar o volume de negócios, salientando que essa realidade acontece num “contexto em que os hubs de fintech assistem a uma concentração do investimento em negócios de maior dimensão”.

“Assistimos a uma maturidade crescente deste setor à escala global. É natural que os players que conseguem estabelecer-se com maior sucesso e escalar as suas operações comecem eles próprios a olhar para oportunidades de crescimento inorgânico”, refere Vitor Ribeirinho, vice-chairman dos Financial Services da KPMG Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento global em fintech atinge recorde. Foram quase 100 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião