5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira, o dia é dedicado ao BCP, que apresenta as contas do ano passado. No Parlamento, os CTT estão no centro das atenções, com a discussão sobre a nacionalização da empresa.

No dia em que o banco liderado por Miguel Maya vai apresentar as contas do ano passado, o Parlamento discute a nacionalização dos CTT, um dia depois da apresentação dos resultados anuais da empresa. Já o Banco de Portugal (BdP) vai dar conta de como anda o endividamento do setor não financeiro, tanto público como privado. É, ainda, a vez do ex-presidente da AdC ser ouvido na Assembleia, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade.

BCP apresenta resultados anuais

Esta quinta-feira, pelas 17h00, o banco liderado por Miguel Maya vai divulgar as contas do ano passado. Até setembro, o banco registou uma subida do lucro, relativamente ao período homólogo, de 93% para 257,5 milhões de euros, o que abre a porta ao regresso dos dividendos. O CaixaBank BPI aponta para que o BCP tenha fechado o ano passado com lucros de 304 milhões de euros, um crescimento de 122% face ao registado em 2017.

Parlamento discute nacionalização dos CTT

Um dia depois de os CTT terem apresentado os seus resultados anuais, o Parlamento vai discutir a nacionalização da empresa liderada por Francisco de Lacerda. Ainda no início da semana, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) apelou à renacionalização “urgente” dos CTT, vista como a “solução” para um serviço de “qualidade e universal”. Já o presidente da empresa diz acreditar no voto contra estas iniciativas de nacionalização.

BdP divulga números sobre endividamento do setor não financeiro

O Banco de Portugal vai divulgar, numa nota de informação estatística, os números que dão conta do endividamento do setor não financeiro. Recorde-se que em novembro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 723,1 mil milhões de euros, dos quais 323,4 mil milhões de euros referentes ao setor público e 399,8 mil milhões de euros ao setor privado.

Ex-presidente da Autoridade da Concorrência ouvido na Assembleia

Há mais uma audição no âmbito da comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Desta vez será António Ferreira Gomes, ex-presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), a ser ouvido na Assembleia da República, por volta das 17h00.

Vice-primeiro-ministro chinês visita Estados Unidos

Liu He, vice-primeiro-ministro chinês, dá início, esta quinta-feira, à visita aos Estados Unidos da América (EUA). O objetivo é começar uma nova ronda de negociações comerciais com o representante do comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o secretário do tesouro, Steven Mnuchin. Esta é a quarta ronda de negociações de alto nível entre as duas partes, que vai terminar a apenas uma semana do prazo acordado para a assinatura de um pacto final, o dia 1 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião