5 coisas que vão marcar o dia

Hoje será divulgado o update ao plano estratégico da EDP, a inflação de fevereiro, bem como a evolução do crédito em janeiro. O regulador dos seguros vai ao Parlamento por causa do Montepio.

Após a divulgação dos resultados, chega a vez de a EDP atualizar nesta terça-feira o seu plano estratégico. A nível macroeconómico serão divulgados dados sobre a inflação em fevereiro, bem como será conhecida a evolução da concessão de crédito à economia no primeiro mês do ano. No Parlamento será dia de escutar o presidente do regulador dos seguros sobre a avaliação da idoneidade de Tomás Correia. Em Bruxelas, há reunião do ECOFIN.

Após resultados, EDP revela update estratégico

Esta segunda-feira a EDP divulgou uma queda de 53% dos seus lucros de 2018, para 519 milhões de euros, penalizada pela atividade em Portugal, que registou prejuízos pela primeira vez em mais de duas décadas devido a custos regulatórios. Agora será a vez de conhecer o update ao atual plano estratégico da elétrica liderada por António Mexia que vai até 2020. Em cima da mesa estará o reforço das renováveis e alienação de ativos, tal como foi comunicado pela EDP ao mercado no final de domingo.

Inflação sempre acelerou em fevereiro?

Nesta terça-feira, o Instituto nacional de estatística (INE) divulga os números finais da inflação em fevereiro. A estimativa do INE divulgada no final de fevereiro aponta para que naquele mês a taxa de inflação homóloga tenha acelerado face ao primeiro mês do ano. Terá crescido 0,9%, em fevereiro, face à subida de 0,5% registada em janeiro. Irá o gabinete público de estatísticas confirmar esse número?

Crédito para a casa continua a crescer?

O Banco de Portugal divulga as estatísticas de instituições financeiras monetárias, dados que permitem conhecer a evolução da concessão de empréstimos às famílias no primeiro mês do ano. A questão que se impõe é se com o início do novo ano se mantém a tendência de crescimento do crédito às famílias. No ano passado, a concessão de crédito à habitação atingiu um novo recorde. Os bancos disponibilizaram quase dez mil milhões de euros — 9.835 milhões de euros — em empréstimos para a compra de casa, em 2018, um novo máximo desde 2010.

Associação Mutualista leva regulador dos seguros ao Parlamento

José Almaça, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) vai ao Parlamento para ser escutado pelos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA). A audição resulta de requerimentos do PSD e do Bloco de Esquerda que pretendem perceber quem tem competência para avaliar a idoneidade de Tomás Correia, que foi condenado a uma multa de 1,25 milhões de euros pelo Banco de Portugal por irregularidades na concessão de crédito quando era presidente do banco Montepio.

Ministros do ECOFIN reúnem-se em Bruxelas

Os ministros da economia e das finanças da União Europeia (UE) reúnem-se esta terça-feira em Bruxelas, numa sessão que contará com a presença de Mário Centeno. Entre os temas principais deste Conselho de Assuntos Económicos e Financeiro (ECOFIN) estará a revisão da lista negra e cinzenta dos paraísos fiscais e um debate de orientação sobre o imposto aos serviços digitais. Na reunião deverá ser discutido ainda um possível acordo sobre o quadro da UE para as disposições gerais do regime de impostos especiais de consumo e sobre a diretiva relativa à harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião