Produção automóvel em Portugal continua a subir. Cresce 33% em fevereiro

Foram produzidos mais de 31 mil automóveis no mês passado em Portugal, com uma subida homóloga de 33%. A maioria dos veículos teve como destino a Europa.

A produção automóvel acelerou em fevereiro, ao crescer 33% face ao mesmo período de 2018. As fábricas portuguesas produziram 31.852 veículos, de acordo com os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). A exportação continua a ser o motor deste desempenho, sendo que 97,3% dos automóveis produzidos foram para o estrangeiro.

A maior parte dos carros fabricados em território nacional tiveram como destino a Europa. A Alemanha é o principal cliente de Portugal, com 21,4% das exportações, seguida por Itália, responsável por 15,4%, e França, com 13,5%. O Reino Unido fecha este ranking, ao representar 10,9% dos carros exportados.

As fábricas instaladas em Portugal produziram 26 mil ligeiros de passageiros no mês passado, um valor que se traduz numa subida de 29,9% em relação a fevereiro de 2018. A produção dos veículos comerciais ligeiros também cresceu em fevereiro, ao aumentar 52,3% para as 5.343 unidades.

A indústria regista um desempenho positivo no arranque do ano. “Em termos acumulados, nos dois primeiros meses de 2019 saíram das fábricas instaladas em Portugal 62.778 veículos, ou seja, mais 27,6% do que em igual período do ano anterior”, indica a ACAP, em comunicado.

Autoeuropa mantém-se na liderança

A Autoeuropa continua a ser responsável pela maior parte da produção nacional, sendo que os automóveis que saíram da fábrica no mês passado correspondem a 74,4% do total. A unidade de Palmela produziu 23.708 veículos ligeiros de passageiros em fevereiro, mais 27% do que no período homólogo.

Já a segunda maior unidade em Portugal, a do grupo PSA, registou um aumento de 60% na produção no mês passado, em relação ao mesmo período de 2018. A fábrica de Mangualde, que tem um volume maior de veículos comerciais do que de passageiros, produziu 7.182 automóveis em fevereiro, o que compara com os 4.490 que saíram da fábrica no mesmo mês do ano passado.

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, unidade de produção localizada no Tramagal, no concelho de Abrantes, registou um aumento de 44% em fevereiro. Já a Toyota Caetano, que tem uma fábrica em Ovar, contrariou a tendência, ao registar uma quebra na produção de 31% no mês passado.

(Notícia atualizada com mais informações às 17h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel em Portugal continua a subir. Cresce 33% em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião