Maior acionista dos CTT critica Francisco Lacerda

  • ECO
  • 1 Junho 2019

Ao Expresso, Manuel Champalimaud diz que perdeu a confiança em Francisco Lacerda pela forma como reagiu às acusações à empresa, e explica que já havia descontentamento entre os acionistas.

O maior acionista dos CTT, Manuel Champalimaud, diz em entrevista ao semanário Expresso (acesso condicionado) que o seu apoio à liderança de Francisco Lacerda ficou comprometida pela escolha do presidente dos CTT de não defender a empresa de forma mais determinada quando os responsáveis foram acusados no Parlamento de saquear a empresa. Manuel Champalimaud diz ainda que o Estado é bem-vindo no capital dos CTT.

Os CTT têm estado no centro do debate político, devido à redução da presença ao longo do território nacional e à queda nos resultados da empresa. Muito se tem dito no Parlamento, pelos partidos mais à esquerda, sobre a necessidade de o Estado vir a retomar o controlo da empresa.

A empresa tem estado nas notícias também pela saída do seu presidente, Francisco Lacerda, antes do final do seu mandato. Francisco Lacerda disse que, no seu entendimento, não deveria ser o próprio a renegociar o contrato de concessão com o Estado que o próximo presidente teria de gerir.

Nesta entrevista ao semanário Expresso, Manuel Champalimaud, o maior acionista dos CTT, explicou que já havia “descontentamento” relativamente aos resultados da empresa entre uma “base importante de acionistas” e que estes pediam uma intervenção mais agressiva.

Mas o momento chave terá sido quando o Bloco de Esquerda acusou Francisco Lacerda e Manuel Champalimaud de estarem a saquear os CTT. Manuel Champalimaud entendeu que era necessária uma resposta agressiva “firme e pública”, mas Francisco Lacerda recusou e disse que uma reação dessas só iria inflamar mais a situação.

“Francisco Lacerda disse-me que a sua visão era não pôr mais achas na fogueira. Com acusações tão graves não nos defendermos não me deixava satisfeito. Nesse momento a minha perseverança em manter o apoio a Francisco Lacerda ficou comprometida. Pouco tempo depois houve a assembleia-geral e não votei favoravelmente o voto de confiança à gestão. Nem eu nem vários acionistas. Isso criou uma pressão que o levou a tirar as conclusões disso”, disse em entrevista ao Expresso.

Sobre a renegociação do serviço postal universal, Manuel Champalimaud diz que “se o Estado quiser entrar no capital dos CTT, por mim é bem-vindo”, admitindo que seria uma forma de acabar com a “agitação” e “desconforto social”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior acionista dos CTT critica Francisco Lacerda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião