Quer mudar de emprego? Saiba como evitar arrependimentos
Mudar de trabalho pode parecer assustador mas não é o fim do mundo. A revista norte-americana Forbes revela algumas estratégias que vão ajudá-lo a evitar arrependimentos no futuro.
Se está na altura de mudar a sua vida e sente que é o momento perfeito para mudar de emprego, o ideal é traçar um plano de transição para evitar arrependimentos no futuro.
Segundo a publicação norte-americana Forbes, o trabalhador comum pensa em desistir do seu trabalho mais de dez vezes por ano. Nem sempre as pessoas arriscam na mudança, porque têm medo de se arrepender. A Forbes sugere seis estratégias que vão ajudá-lo a tomar a decisão com confiança.
- Teste a sua ideia
Para evitar arrependimentos, “teste” a possibilidade de mudar de emprego. Visualize essa possibilidade, por exemplo, integrando outro tipo de atividades ou alterando a rotina diária. Quem sabe não muda de ideias e encontra novas formas de evoluir no seu atual trabalho, evitando assim um grande arrependimento no futuro.
- Crie um “plano B”
A mudança pode trazer o medo do desconhecido, por isso os especialistas acreditam que uma das melhores estratégias é criar um “Plano B”, para o caso de as coisas não correrem exatamente como planeado. Assim, poderá ter uma salvaguarda para o pior dos cenários e sentirá mais confiança para dar um novo passo na sua carreira profissional.
- Tente todas as opções no seu atual emprego
Antes de dar o próximo passo, garanta que testou todas as possibilidades no seu atual emprego. É uma forma de não se arrepender no futuro. Fale com o seu chefe, explique a razão do seu descontentamento e o que precisa de mudar, e analise a abertura da empresa para o ajudar a dar um novo passo na sua carreira profissional. Peça uma promoção, se sentir que está na altura.
- Se quer mesmo despedir-se, e mudar de emprego, faça-o!
Muito provavelmente, o arrependimento de não ter seguido o seu instinto poderá assombrá-lo mais do que o facto de ter desistido desse emprego. A mudança pode ser assustadora, e a maior parte dos trabalhadores prefere ter uma vida profissional estável mas infeliz, do que lutar por uma nova vida profissional cheia de incertezas.
Não hesite, porque é provável que o arrependimento de não ter seguido o seu instinto, o assombre mais do que o facto de ter deixado o seu emprego. Peça apoio aos colegas de trabalho, amigos e familiares para a decisão se tornar mais fácil.
- Mantenha o contacto com colegas e chefia
Segundo a Forbes, uma das maiores razões para o arrependimento é deixar para trás colegas ou chefia, com quem mantinha uma boa relação. Depois de anunciar a saída, continue a manter o contacto regular com os seus colegas e uma boa relação com as chefias, para não sentir arrependimento.
- Não tenha medo de admitir que foi um erro (se for o caso)
Nada é definitivo. Aceitar essa máxima pode ser uma boa forma para não se arrepender de mudar de emprego. Aceite que a decisão poderá sofrer uma reviravolta e, no futuro, poderá querer recuperar o seu emprego ou voltar a integrar aquela equipa. Os designados trabalhadores “boomerang” são aqueles que deixam um emprego e, mais tarde, acabam por regressar à empresa.
Quem sabe a mudança não acaba por ajudá-lo a redefinir os sonhos que já tinha projetados para a sua carreira profissional. Mantenha uma “mente aberta”, sem medo de errar e de arriscar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quer mudar de emprego? Saiba como evitar arrependimentos
{{ noCommentsLabel }}