Regresso ao trabalho? Saiba como evitar a depressão pós-férias

Depois das férias, regressar ao trabalho pode trazer alguma ansiedade e preocupação. Especialistas em gestão de pessoas e em neuropsicologia dão algumas dicas para voltar à rotina com tranquilidade.

Depois de um longo período de descanso e sem responsabilidades, o regresso à rotina de trabalho pode ser angustiante. No limite, pode conduzir à designada “depressão pós-férias”. A fadiga, o sono alterado, a falta de motivação e irritabilidade são alguns dos sintomas. Para combater esta sensação, o ideal é saber antecipar e fazer uma transição calma.

Para Joana Santos, People & Culture Manager da Hays Portugal, “é importante destacar que a maioria das pessoas sentirá algum grau de tristeza quando volta para o trabalho depois de umas férias incríveis. No entanto, se forem questões mais profundas do que simples saudades das férias, identifique a raiz do problema e crie um plano de ação“. A especialista da empresa de recrutamento dá algumas dicas.

  • Mantenha um pensamento mais positivo

“Mudar para um pensamento mais positivo não acontece da noite para o dia, mas a prática de otimismo nos dias que antecedem o regresso ao trabalho pode ajudar. Em vez de se concentrar nos aspetos negativos pense nos positivos, como por exemplo, aquele projeto interessante em que irá trabalhar ou até mesmo o facto de rever alguns colegas de trabalho. Existem também podcasts e apps que podem ajudá-lo a conseguir um mindset mais positivo”, refere Joana Santos.

  • Promova a variedade e a espontaneidade

“A perspetiva de voltar à mesma rotina depois de umas boas férias pode significar, compreensivelmente, que regressar não é exatamente agradável. Assim, em vez de pensar na rotina do seu dia-a-dia, pense em novas formas de inovar por exemplo começar a passear durante a hora do almoço, ou ir a uma aula de curta duração a um ginásio próximo do seu local de trabalho”, diz a People & Culture Manager da Hays Portugal.

"Criar um espaço de trabalho mais organizado e mais pessoal pode melhorar o seu humor. Tente acrescentar toques simples, como uma fotografia ou uma planta na sua secretária”

Joana Santos

People & Culture Manager da Hays Portugal

  • Aceite a quantidade de emails por ler

“Antes de voltar ao trabalho, é importante aceitar que terá muitos emails por ler e analisar. No entanto, é possível reduzir a pressão imediata definindo no seu “out of office” quando voltará ao escritório. Outra dica é manter o seu primeiro dia de regresso o mais livre possível. Evite programar muitas reuniões e chamadas e, em vez disso, programe trabalhar apenas nas coisas mais simples e na caixa de entrada do email”, acrescenta Joana Santos.

  • Personalize o seu espaço de trabalho

Joana Santos fala da personalização do espaço de trabalho como uma vantagem na hora de combater os sintomas da depressão pós-férias. “Criar um espaço de trabalho mais organizado e mais pessoal pode melhorar o seu humor. Tente acrescentar toques simples, como uma fotografia ou uma planta na sua secretária.

  • Gira expectativas, preparando a ida e o regresso

Para Sónia Jesus, diretora de R&H da Claranet, é importante “preparar a ausência e gerir a expectativa no regresso.” Não marcar reuniões ou encontros importantes exatamente para o dia em que regressa ao trabalho poderá evitar algum stress no primeiro dia depois das férias. “O que eu digo sempre à equipa é, em primeiro lugar, preparar as férias e, nos dias do regresso, gerir as expectativas e começar a marcar coisas para dali a dois ou três dias”.

André M. Carvalho, neuropsicólogo no Hospital dos Lusíadas, acredita que não há um modelo ou uma teoria certa de como evitar a depressão pós-férias. “Tem de ser um negócio muito justo. Ir de férias e ir trabalhar tem de ser um contínuo, o meu conselho é que não seja uma clivagem. Tudo tem de ser planeado e negociado, mesmo que seja ir de férias”, começa por explicar o especialista.

"Temos de fazer uma distribuição responsável das férias e que seja consertada com aquilo que é o nosso desejo e a nossa forma de relaxar ”

André M. Carvalho

Neuropsicólogo do Hospital dos Lusíadas

É fundamental não ir de férias “como se fosse uma fuga do trabalho”, sublinha o neuropsicólogo André M. Carvalho, que acredita que quem se sente muito infeliz ou insatisfeito com a sua profissão está sempre no limiar do designado burnout, que se pode traduzir em irritabilidade fácil, intolerância, confronto e conflito no trabalho. O neuropsicólogo explica como regressar ao trabalho férias em equilíbrio.

  • Antecipe problemas e pense em planos B

Antes de irmos de férias, é importante não deixar problemas graves ou decisões difíceis exatamente para o período em que regressamos de férias. Não ter aquela sensação que vamos de férias a fugir do trabalho”. Para André M. Carvalho,é fundamental deixar o trabalho preparado para o regresso. “Para não regressarmos deprimidos das férias temos de saber antecipar e planear as férias, mas também saber antecipar e planear o trabalho para quando regressamos.”

  • Planeie as férias

Tratar do nosso tempo livre e do nosso lazer com a mesma responsabilidade e dedicação com que nos dedicamos ao trabalho. As férias têm de ser pensadas, e podemos ter férias de aventura, de descanso, ou podemos assumir que não vamos viajar e ficamos na nossa casa, mas temos de sentir que tivemos um plano de férias e que esse plano foi cumprido”, frisa. É também fundamental “que as férias não sejam um escape, sejam uma construção, para a pessoa possa sentir que teve as férias com que sonhou”.

  • Delegue

Temos de fazer uma distribuição responsável das férias e que seja concertada com aquilo que é o nosso desejo e a nossa forma de relaxar“, reforça o neuropsicólogo André M. Carvalho. Se for um amante de aventura e viagens, o ideal será concentrar o máximo de dias de férias. Pelo contrário, se gostar de fazer pequenas pausas, distribua as férias ao longo do ano.

"É um negócio. Temos de aceitar que temos de regressar de férias para depois mais tarde voltarmos a ir de férias”

André M. Carvalho

Neuropsicólogo do Hospital dos Lusíadas

  • Pense sobre o que quer

A insatisfação na profissão é uma das causas da “depressão pós-férias”, por isso o tempo de descanso pode ser uma boa altura para refletir sobre aquilo que o faz realmente feliz. “Durante as férias, termos um tempo no espaço em que nos dedicarmos a pensar se, de facto, o trabalho que temos e a forma como gerimos o nosso trabalho nos faz feliz”, lembra o neuropsicólogo.

  • Cuide da sua saúde mental

“Já que temos tempo livre, é importante não nos esquecermos de cuidar daquilo que é a nossa saúde mental. Além de dormir e comer melhor, dedicarmo-nos a alguma prática desportiva, fazer ioga ou meditação. Habituar novamente o corpo a relaxar”, refere o especialista. “Ir de férias requer uma adaptação do nosso organismo. É urgente habituar novamente o corpo a relaxar, para termos ferramentas para lidarmos com o stress, porque acima de tudo, quando mudamos de rotina, o que sentimos muito é o stress e a adaptação.”

Para o especialista em neuropsicologia, é cada vez mais importante ter tempo livre durante a semana de trabalho e não só durante o fim de semana, porque “tempo é dinheiro” e dá saúde.

Tire proveito da tecnologia…para relaxar

  • Tecnologia, a melhor amiga da organização

Para o ajudar a planear o regresso ao trabalho e à rotina, pode tirar proveito de apps como a Evernote e a Wunderlist, que o ajudam a criar listas de tarefas e ter sempre presentes as prioridades do dia ou da semana. [Se ainda não foi de férias, tome nota das dicas para preparar o seu out-of-office. Programe-o para estar em vigor até um dia após o seu regresso e consiga um dia extra para gerir a caixa do correio].

  • No regresso ao trabalho, encontre tudo o que precisa e automatize tarefas

Utiliza o sistema de ECM (Entreprise Content Management) para armazenar, gerir e encontrar facilmente conteúdo. Pode facilitar-lhe o regresso ao trabalho e aumentar a produtividade da equipa. A tecnologia pode ser uma verdadeira aliada dos trabalhos aborrecidos e repetitivos. As soluções de RPA (Robotic Process Automation), funcionam com um software que permite automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor intelectual, dando-lhe a si mais tempo para regressar tranquilamente à rotina de trabalho.

  • Não atenda chamadas de trabalho

Não atenda chamadas de trabalho durante as férias. Pode optar por bloquear chamadas e mensagens de números que selecione como indesejados e números privados (anónimos), com a ajuda de apps como a Calls Blacklist.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regresso ao trabalho? Saiba como evitar a depressão pós-férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião