Idade média dos europeus vai em 43,1 anos. Em Portugal é de 45

No ano passado, a média de idades na UE situava-se nos 43,1 anos. Em Portugal, a média dos portugueses tinha cerca de 45 anos e o país é apenas ultrapassado por Itália (46,3 anos) e Alemanha (46).

O envelhecimento da população continua a ser um dos fatores mais preocupantes do Velho Continente. Em 2018, a idade média da população na Europa situava-se nos 43 anos. Portugal está ligeiramente acima da média europeia, com a média dos portugueses a terem cerca de 45 anos e apenas ultrapassados por italianos e alemães.

No ano passado a idade média na Europa era de 43,1 anos, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira. Em Portugal, a média dos portugueses tinha em 2018 cerca de 45 anos, sendo que 21,5% tinha mais de 65 anos.

Na União Europeia, abaixo dos 40 anos está apenas a Irlanda, o Chipre, Luxemburgo, onde a idade média mais baixa situava-se nos 37,7 anos.

Idade média da população da União Europeia em 1990, 2018 e previsões para 2050, segundo o EurostatD.R:

 

Por outro lado, entre os 28 estados-membros e acima de Portugal está a Alemanha, com a média da população a ter 46 anos, e Itália com 46,3 anos.

É expectável que a idade média dos cidadão dos vários países da União Europeia suba cerca de 3,8 anos nas próximas três décadas, com a média a fixar-se nos 46,9 anos em 2050. As previsões do Eurostat para Portugal superam estes números, com o gabinete de estatísticas da EU a prever que nessa altura quase metade da população portuguesa (47,1%) tenha cerca de 55 anos. O mesmo acontecerá com cerca de 45% dos italianos, búlgaros, lituanos e croatas.

Em contrapartida, o Eurostat prevê que os perfis etários da Dinamarca, Bélgica, França, Alemanha e Suíça evoluam a um ritmo mais lento, projetando que cresçam menos do que 3 anos no período em consideração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idade média dos europeus vai em 43,1 anos. Em Portugal é de 45

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião