Altice tem “várias” propostas para a rede de fibra ótica da Meo. Venda está “em fase avançada”

A Altice não tem pressa para vender a fibra, porque o ativo está "a valorizar de trimestre para trimestre". Há "várias" ofertas em cima da mesa e a venda vai mesmo avançar em breve.

A Altice está a analisar “várias” propostas de investidores interessados em adquirir a rede de fibra ótica da Meo, revelou o fundador do grupo numa conferência telefónica com analistas esta quarta-feira. O processo encontra-se numa “fase avançada”, mas a empresa não tem pressa porque o ativo está a valorizar de mês para mês.

“Temos observado um crescimento no interesse pela fibra em Portugal a cada trimestre que esperamos, baseado no facto de as pessoas estarem a perceber que toda a gente está a migrar para a fibra. O valor sobe de mês para mês”, reconheceu Patrick Drahi, fundador da Altice.

“Temos optado por esperar”, frisou, lembrando que é um negócio apetecível para “investidores de longo prazo”. Contudo, o gestor não deu detalhes sobre a avaliação que os investidores estão a fazer do ativo. A Altice Europe, em junho, queria, segundo a Bloomberg, um valor em torno dos 5.000 milhões de euros.

O magnata sublinhou ainda que a Altice Europe está na fase de “analisar, discutir e subir” o valor do negócio e não quer apressar as coisas. Recorde-se que a venda da rede fibra foi avançada em fevereiro deste ano.

Questionado sobre quando deverá ser fechada a operação, Patrick Drahi disse: “O tempo está do nosso lado. Não podemos dizer quando vamos fechar. Não podemos dizer se é nas próximas semanas ou no próximo trimestre, mas é claramente algo que se vai realizar.”

Estas novidades surgem no dia em que a Altice Europe publicou os resultados do terceiro trimestre, período em que a empresa registou um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 1,407 mil milhões de euros, mais 8,2% do que no trimestre homólogo. As receitas totais fixaram-se em 3,666 mil milhões de euros, uma melhoria de 6,3% face aos mesmos três meses de 2018.

No mercado português, o EBITDA da Altice Portugal estabilizou em 216 milhões em termos homólogos, com a dona da Meo a registar um crescimento das receitas de 2,1%, para 536 milhões de euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h20)

Correção: Uma versão anterior referia que a Altice teria “sete” propostas pela fibra da Meo e que a informação tinha sido dada por Alain Weill, CEO da Altice Europe. Na verdade, foi Patrick Drahi quem estava a falar e o gestor disse “várias” em vez de “sete”. O lapso deveu-se à confusão entre a palavra inglesa several e seven na escuta da chamada telefónica. Aos visados, as nossas desculpas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice tem “várias” propostas para a rede de fibra ótica da Meo. Venda está “em fase avançada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião