UE: Exportações com melhor marca anual em outubro

As exportações para o exterior da União Europeia registaram o melhor valor de 2016. Em outubro, os números evoluíram de forma positiva face a setembro.

As exportações da União Europeia aceleraram em outubro na comparação direta com setembro. As importações reagiram em sentido contrário com uma queda face ao mês anterior. Os dados revelados pelo Eurostat, ajustados de sazonalidade, revelam que outubro foi o melhor mês de 2016, até agora, em termos de exportações.

Os 28 Estados-membros registaram um maior maior volume de comércio internacional extra-UE em outubro. Neste mês, as exportações chegaram às 144,3 mil milhões de euros. Em relação a setembro, as exportações avançaram 1,4% nos dados ajustados de sazonalidade.

Por outro lado, as importações contraíram 1%, o que beneficiou a balança comercial que se fixou em 3,5 mil milhões de euros. Esta é uma marca positiva para o comércio internacional da União Europeia que, em setembro, tinha ficado a zeros e em agosto e julho tinha sido negativo.

Já a zona euro, que são 19 dos 28 países, esteve em contraciclo em outubro face ao total da União. Apesar de as exportações terem descido e as importações aumentado, o comércio internacional dos países do euro continua a ter uma balança comercial mais favorável que o total da UE: 19,7 mil milhões de euros.

O contributo de Portugal, segundo o Eurostat, foi neutro em outubro, uma vez que a balança comercial foi zero, melhorando face a outubro, mês que foi de -0,1 mil milhões de euros. Em outubro, de acordo com os dados ajustados de sazonalidade na ótica do Eurostat, as exportações portuguesas melhoraram face a setembro, enquanto as importações continuaram no mesmo nível.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE: Exportações com melhor marca anual em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião