Empresas vão poder abater IVA da energia usada para carregar elétricos e híbridos

Até aqui, as empresas podiam deduzir ao IRC até 50% do IVA do gasóleo. Mas a medida vai ser alargada aos elétricos e híbridos, abrangendo a totalidade do imposto.

As empresas vão poder deduzir no IRC a totalidade do IVA suportado com a eletricidade gasta no carregamento de carros elétricos e híbridos. A medida está numa versão preliminar do Orçamento do Estado para 2020, a que o ECO teve acesso.

Ao abrigo do Código do IVA, as empresas já podiam deduzir 50% do IVA do gasóleo, mediante algumas condições. No entanto, a partir de 2020, vão poder deduzir também no imposto 100% do IVA pago com a aquisição de energia para o carregamento das baterias.

Esta medida junta-se, assim, aos incentivos às empresas para a utilização de automóveis elétricos e híbridos, vistos como mais ecológicos do que os carros com motores de combustão, que usam combustíveis derivados do petróleo.

Entre as novidades previstas para as empresas em 2020 está também o alargamento do primeiro escalão da tributação autónoma na compra de automóveis pelas empresas. Até aqui, só as aquisições até 25.000 euros eram tributadas a uma taxa de 10%, mas este intervalo vai evoluir para 27.500 euros, como noticiou o ECO esta segunda-feira.

Concretamente, no caso das pequenas e médias empresas (PME), o valor máximo dos lucros que pagam taxa reduzida de IRC passa de 15 mil euros para 25 mil euros, alargando o benefício a mais PME.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas vão poder abater IVA da energia usada para carregar elétricos e híbridos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião