Ursula von der Leyen está “seriamente preocupada” com curto período para negociar o Brexit

  • ECO
  • 27 Dezembro 2019

A presidente da Comissão Europeia diz estar "seriamente preocupada" com o "espaço de tempo tão curto" do prazo de saída do Reino Unido da União Europeia e não descarta um alargamento.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alerta que o prazo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) poderá não ser suficiente, e, por isso, não descarta a hipótese de este ter de ser alargado.

Ursula von der Leyen admite estar “seriamente preocupada” quanto ao tempo disponível para as negociações e sublinha que todas as opções estão em aberto. “Não se trata apenas de negociar um acordo relativo ao comércio livre, mas muitas outras questões”, apontou a presidente da Comissão Europeia, em entrevista ao jornal francês Le Echos (acesso condicionado, conteúdo em francês).

Para a presidente da Comissão Europeia “ambos os lados deveriam questionar-se seriamente se as negociações são viáveis num espaço de tempo tão curto”. Nesse sentido, von der Leyen aconselha os líderes mundiais a reavaliarem a sua posição a meio do ano e, “se necessário a chegar a um consenso para uma extensão do período de transição”, sublinha.

Boris Johnson venceu as eleições britânicas a 12 de dezembro com maioria absoluta e aproveitou para tirar o país do impasse político em que estava mergulhado, abrindo caminho à saída do Reino Unido da UE a 31 de janeiro. Na semana passada, o Parlamento britânico deu luz verde aos princípios gerais do acordo para a saída ordenada, sendo que os termos do documento ainda vão ser sujeitos a uma análise mais detalhada na especialidade.

No dia 9 de janeiro esta lei será votada, mas é expectável que não tenha entraves dada a maioria de 80 deputados no Partido Conservador na Câmara dos Comuns. Além disso, quando Boris Johnson venceu as eleições retirou a cláusula que permitia prolongar o Brexit por mais dois anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ursula von der Leyen está “seriamente preocupada” com curto período para negociar o Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião