OE2020 aprovado na generalidade com abstenção do BE, PCP, Verdes, PAN, Livre e PSD/Madeira

O Orçamento para 2020 foi aprovado na generalidade com a abstenção da esquerda, do PAN, Livre e do PSD/Madeira. O documento vai agora para a especialidade. Mário Centeno não quer maiorias negativas.

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) passou na generalidade esta sexta-feira com o apoio do BE, PCP, Verdes, PAN, Livre e PSD/Madeira, que com a abstenção deram ao Governo minoritário de António Costa o número de votos suficientes para ver aprovado o primeiro Orçamento com uma previsão de excedente.

O documento passa agora para uma nova fase de especialidade, onde os partidos que o viabilizaram esperam conseguir aproximações do Governo às suas propostas. A votação final global do documento está marcada para 6 de fevereiro. Até lá haverá negociações no Parlamento.

No primeiro dia de debate na generalidade, Costa avisou a esquerda que este é apenas o primeiro Orçamento de uma legislatura de quatro anos, sinalizando assim que os partidos não poderão contar com tudo já. No segundo e último dia foi a Mário Centeno quem coube os avisos. “O país não precisa de maiorias negativas”, disse o ministro das Finanças num claro alerta para o trabalho em especialidade.

O Orçamento do Estado para 2020 é o primeiro da segunda legislatura de António Costa e prevê um excedente de 0,2% do PIB, que será o primeiro em democracia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OE2020 aprovado na generalidade com abstenção do BE, PCP, Verdes, PAN, Livre e PSD/Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião