Aumento da Função Pública vai ser superior a 0,3%
Valor ainda não está fechado até porque ainda decorrem negociações com os sindicatos da Função Pública. Mas aumento dificilmente acompanhará a taxa de inflação prevista de 1%.
O aumento dos funcionários públicos este ano afinal vai ser mais de 0,3%, avança o Público (acesso condicionado) este sábado. O valor estava inscrito na proposta de Orçamento do Estado que foi aprovada esta sexta-feira na generalidade, mas o Executivo, no âmbito das negociações com os partidos da esquerda para viabilizar o documento comprometeu-se em valorizar mais os salários dos trabalhadores do Estado.
O valor ainda não está fechado até porque ainda estão a decorrer negociações com os sindicatos da Função Pública. No entanto, o Público avança que dificilmente a valorização dos salários acompanhará a taxa de inflação prevista no Orçamento do Estado (1%), até porque o objetivo do Governo é não ter de alterar o Orçamento do Estado que apresenta um folga que permitirá acomodar este aumento.
Esta cedência, que foi fundamental para garantir a abstenção do PCP na generalidade, terá de ser conjugada com o aumento extraordinário das pensões negociado também à esquerda e com as outras medidas anunciadas pelo Bloco de Esquerda. Mas, tendo em conta que o Governo não quer mudar o documento, isso reduz as pretensões do Bloco de conseguir que o aumento das pensões em dez e seis euros, de acordo com os valores das reformas, seja atribuído desde o início do ano (Março) e não só a partir de agosto, tal como aconteceu em 2017 e 2018.
Esta negociação terá de ficar fechada a tempo da votação do Orçamento do Estado na especialidade, agendada para 7 de fevereiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento da Função Pública vai ser superior a 0,3%
{{ noCommentsLabel }}