Teixeira dos Santos agradece sacrifício dos acionistas do EuroBic na venda ao Abanca

Teixeira dos Santos, CEO do EuroBic, agora vendido aos espanhóis do Abanca, deixou um agradecimento aos acionistas pelo seu contributo para a estabilidade do banco, que implicou sacrifício para eles.

Teixeira dos Santos, presidente executivo do EuroBic, que foi vendido aos espanhóis do Abanca, deixou uma nota de agradecimento aos acionistas do banco, pelo seu contributo para a estabilidade e sustentabilidade da instituição, numa solução que representou um “sacrifício” para eles.

Numa mensagem partilhada com o conselho de administração e conselho fiscal, a que o ECO teve acesso, Teixeira dos Santos não escondeu a desilusão pelo facto de o EuroBic, que tem evoluído de forma positiva nos últimos anos, tenha acabado numa situação em que se tornou necessária a venda do seu controlo acionista.

Há três semanas, Isabel dos Santos colocou os seus 42,5% à venda face à polémica relacionada com o Luanda Leaks e que ameaçou a reputação do EuroBic.

Volvido este tempo, 95% do capital do banco foi agora vendido aos espanhóis do Abanca por um valor não revelado. A operação está sujeita a uma due diligence da parte do banco galego e ainda das autorizações regulatórias.

Com a venda ao Abanca, Teixeira dos Santos espera que estejam reunidas novamente as condições para assegurar a estabilidade e sustentabilidade do banco, isto após a polémica do Luanda Leaks ter colocado o EuroBic no epicentro devido a transferências suspeitas de contas da Sonangol para a offshore de Isabel dos Santos no Dubai.

O CEO do EuroBic não esqueceu o contributo dos acionistas para esta solução, que representou um sacrifício significativo com a venda das suas participações no banco. Também deixou um agradecimento aos donos do banco, em especial a Fernando Teles (37,5% do capital) pelo apoio que sempre deram à sua administração, e que ajudou o banco a ter um desempenho muito positivo nos últimos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teixeira dos Santos agradece sacrifício dos acionistas do EuroBic na venda ao Abanca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião