Lisboa no verde pelo terceiro dia à boleia do universo EDP

A praça bolsista nacional destaca-se pela positiva, após a intervenção internacional para mitigar o impacto do coronavírus na economia. Títulos do Universo EDP dão o maior fôlego ao índice PSI-20.

A bolsa nacional negoceia em alta, recuperando pelo terceiro dia face às fortes perdas da semana passada que roubaram mais de sete mil milhões de euros às cotadas lisboetas. A praça nacional está em linha com as congéneres europeias, numa sessão em que os investidores revelam um otimismo moderado face à intervenção internacional para mitigar o impacto do coronavírus na economia. A Reserva Federal norte-americana cortou juros, o G7 prometeu estímulos orçamentais e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) preparam-se para limitar a produção.

O índice PSI-20 soma 0,23%, para os 4.901 pontos, superando os ganhos ligeiros do Stoxx 600 — índice que agrega as maiores capitalizações bolsistas do velho Continente.

As bolsas europeias mantêm-se sustentadas um dia depois de os países do G7 (EUA, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha, Itália e França) terem anunciado estarem prontos a usar todas ferramentas ao seu dispor para travar os efeitos do surto, incluindo estímulos orçamentais. De forma inesperada, a Fed juntou-se, anunciando um corte nas taxas de referência em 50 pontos base, para um intervalo entre 1% e 1,25%, e deixando a porta aberta a novos cortes.

Na praça bolsista nacional, os ganhos são comandados pelas cotadas do universo EDP. As ações da EDP sobem 1,36%, para os 4,532 euros, enquanto as da sua participada EDP Renováveis lideram o PSI-20 a subir 1,89%, para os 12,94 euros.

Também as papeleiras sobressaem pela positiva, com os títulos da Navigator a avançarem 0,85%, para os 2,862 euros, e os da par Altri a ganharem 0,37%, para os 4,918 euros.

A impedir um avanço maior, está o BCP, cujas ações recuam 1,07%, para os 15,76 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde pelo terceiro dia à boleia do universo EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião