76 buscas ao futebol e 298 elementos envolvidos. PGR confirma operação “Fora de Jogo”

Através de 76 buscas, 298 profissionais estão a recolher informações sobre contratos celebrados com jogadores e o pagamento de comissões a agentes desportivos, realizados desde 2015.

O Fisco está a levar a cabo buscas a várias SAD desportivas, nesta quarta-feira, confirma o Ministério Público (MP). Entre as visadas na operação “Fora de jogo” que está a ser levada a cabo pela Autoridade Tributária (AT) estão as SAD do Benfica, Sporting e FC Porto, avançou em primeira mão o Correio da Manhã.

Através das 76 buscas em curso, o Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) investigam negócios do futebol profissional, realizados desde 2015. As suspeitas incidem sobre suspeitas de “atuações destinadas a evitar o pagamento das prestações tributárias devidas ao Estado português, através da ocultação ou alteração de valores e outros atos inerentes a esses negócios com reflexo na determinação das mesmas prestações”, diz o comunicado da PGR enviado às redações.

Em campo na operação que também abrange buscas domiciliárias e a escritórios de advogados estão envolvidos 298 profissionais: nove magistrados do MP do DCIAP, sete magistrados judiciais, 101 inspetores tributários e 181 militares da Unidade da Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana.

O comunicado da PGR explica que em causa estão “factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais”. As autoridades tributárias de Espanha, França e Reino Unido estarão a colaborar com Portugal nesta investigação.

Segundo avança também a Sábado, nesta quarta-feira, o Ministério Público (MP) e a Autoridade Tributária (AT) elegeram alvos prioritários nesta primeira fase da operação no terreno que prevê buscas ao FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, Guimarães, Marítimo, Estoril, Portimonense e outros clubes. Nomeadamente, a apreensão de documentos relacionados com negócios milionários de jogadores, no escritório de Carlos Osório de Castro, advogado de Cristiano Ronaldo e da Gestifute.

A sociedade de advogados Morais Leitão confirmou ao ECO que em causa estão os clientes ligados ao sócio Carlos Osório de Castro, após estar a ser alvo de buscas no seu escritório do Porto. A firma garante estar a prestar toda a ajuda possível pedida pelas autoridades. O juiz Carlos Alexandre encontra-se a acompanhar as buscas à sociedade liderada por Nuno Galvão Teles, segundo avançou o JN (acesso gratuito).

O FC Porto confirmou, ao Expresso (acesso gratuito), que a SAD do FC Porto e a FC Porto Comercial estão a ser alvo de buscas. O clube do norte assegura que está a “colaborar com a Justiça”. O presidente do conselho de administração da SAD, Jorge Nuno Pinto da Costa, é um dos visados.

Também o Sport Lisboa a Benfica – Futebol SAD e o seu presidente do conselho de administração confirmaram através de uma nota no site oficial que estão a ser alvo de buscas nas suas instalações por parte da AT. A SAD do clube lisboeta garante que está a colaborar com as autoridades no “esclarecimento de todas as questões que venham a ser suscitadas”.

No site oficial, a Sporting SAD veio também confirmar a realização de buscas às suas instalações, sobre um “processo que decorre desde 2017”. “A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD congratula-se por colaborar com as autoridades competentes em prol de uma maior verdade desportiva e transparência, contribuindo para a dignificação do futebol português, neste e noutros processos”, notam.

Já o Vitória de Guimarães confirmou ao Expresso que o clube está a ser fiscalizado.

Jorge Mendes é outro: o processo prevê buscas aos escritórios da Gestifute, no Porto e em Lisboa, e às duas residências do empresário no Porto. Imagens recolhidas esta manhã pela CMTV permitiam constatar a presença das autoridades junto à residência do empresário de Cristiano Ronaldo no Porto.

As casas de Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira, Frederico Varandas, António Salvador (presidente do Braga), dos jogadores Casillas, Jackson Martinez, Maxi Pereira, Danilo Pereira são outros dos alvos que constam na investigação.

(Notícia atualizada às 14h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

76 buscas ao futebol e 298 elementos envolvidos. PGR confirma operação “Fora de Jogo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião