Operação Marquês: Procurador pede julgamento para os 28 arguidos

  • Lusa
  • 5 Março 2020

O procurador do processo Operação Marquês, Rosário Teixeira, defendeu que todos os 28 arguidos sejam levados a julgamento.

O procurador do processo Operação Marquês defendeu esta quinta-feira que todos os 28 arguidos sejam levados a julgamento.

Após mais de quatro horas e meia de alegações por parte do Ministério Público, Rosário Teixeira justificou o pedido de ida a julgamento para evitar a desconfiança dos cidadãos na igualdade de tratamento perante a Justiça.

Como se aceita que um ex-primeiro-ministro receba empréstimos de alguém que é administrador de uma empresa que trabalha e tem negócios para o Estado“, questionou o procurador.

“Há explicações que justificam que se leve a julgamento os arguidos sob pena de haver uma rutura dos cidadãos na Justiça”, alegou ainda.

Para o magistrado do MP o que se viu ao longo deste processo “foram várias situações que merecem reparo para o senso comum das pessoas da rua” questionando: “como pode ser compreendido que haja um acionista e uma empresa que pague ao administrador da própria sociedade por fora”.

O procurador terminou as suas longas alegações questionando ainda “como pode um primeiro-ministro aceitar empréstimos durante o período em que foi chefe do Governo“.

Os factos que foram investigados na Operação Marquês tiveram lugar entre 2006 e 2015. A investigação terminou na acusação de 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas de um total de 188 crimes económico-financeiros.

O antigo primeiro-ministro, principal arguido do processo, está acusado de 31 crimes de corrupção, branqueamento de capitais, fraude fiscal.

O arguido que responde por mais crimes – 33 – é o empresário Carlos Santos Silva, amigo e alegado testa de ferro de José Sócrates.

A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santo (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios, nomeadamente fora do país, do Grupo Lena.

Além de José Sócrates são também arguidos acusados Ricardo Salgado, Carlos Santos Silva, Armando Vara, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava da PT, Helder Bataglia, Joaquim Barroca (do Grupo Lena) e o primo do antigo primeiro-ministro José Paulo Pinto de Soussa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operação Marquês: Procurador pede julgamento para os 28 arguidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião