Vacina experimental contra o Covid-19 já foi testada em humanos

A primeira vacina experimental de potencial combate ao coronavírus foi testada pela primeira vez num paciente. Deverá demorar pelo menos um ano para se provar que realmente funciona.

A vacina experimental de potencial combate ao coronavírus foi testada pela primeira vez num humano, avança o Business Insider (acesso condicionado, conteúdo em inglês). O ensaio clínico aconteceu em Washington, nos Estados Unidos da América, e marca um progresso histórico no desenvolvimento de uma vacina para uma pandemia. Contudo, deverá demorar pelo menos um ano para se provar cientificamente que a vacina funciona.

Apesar deste progresso, a vacina ainda tem um longo caminho até que seja cientificamente comprovada a sua eficácia. Nesta primeira fase, o ensaio clínico está focado em perceber se a vacina é, de facto, segura em humanos.

Caso seja, os futuros ensaios clínicos vão englobar um maior número de pessoas. Ou seja, prevê-se que os testes clínicos demorem entre um ano e um ano e meio (18 meses) até que se prove que a vacina pode prevenir eficazmente a infeção por Covid-19.

Desenvolvida pela empresa de biotecnologia Moderna e pelo National Institutes of Health (NIH), o sequenciamento do vírus foi realizado em apenas 42 dias. Este “tempo recorde” é explicado pela uso da tecnologia. Stephane Bancel, CEO da farmacêutica, explicou ao Business Insider que a empresa desenvolveu uma nova tecnologia de vacinas, onde é apenas requerido o código genético do vírus, ao invés do próprio vírus, acelerando, assim, todo o processo.

Agora, a ideia é alargar o teste a cerca de 45 pessoas de Seattle (Washington), com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos. Os cientistas estão a oferecer 1.100 dólares a quem queira participar.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo e mais de 160 mil infetados. Só em Portugal, há já 331 infetados confirmados e foi confirmada esta segunda-feira a primeira morte pela doença.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vacina experimental contra o Covid-19 já foi testada em humanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião