A liderança tem sexo? Nova Pessoas já está nas bancas

  • Trabalho
  • 27 Março 2020

Liderança, trabalho remoto, reskilling e uma escape room dentro de uma empresa. A revista Pessoas de março/abril chegou finalmente às bancas. E há muito para ler.

“Há boas notícias”, começa por dizer Helena Marujo, investigadora e professora no ISCSP. “Há lideranças femininas em homens e lideranças masculinas em mulheres”, detalha. À pergunta “A liderança tem sexo?”, que arranca a conversa entre quatro mulheres e um homem, a investigadora adiciona uma adenda.

Capa da Pessoas n.º 7, edição de março/abril de 2020.Revista Pessoas

“A minha resposta é sim… e não: por um lado, a liderança feminina é uma área de investigação, há modelos teóricos a sustentar que características tem, a maneira de gerir pessoas que é considerada próxima da visão que simboliza a mulher. Portanto, a resposta é sim porque conseguimos efetivamente estudar as dimensões que compõem uma liderança com características femininas. (…) Também é não porque ela não está associada ao género sexual. E isso é uma ótima notícia”, sublinha.

À mesa, Pedro Ramos, diretor de recursos humanos da TAP modera a conversa entre mulheres e vai “picando” as intervenientes com provocações. Além de Helena Marujo, professora auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa desde 2011 e investigadora na área da felicidade, acompanham-no Conceição Zagalo, membro-fundador da GRACE, Elsa Carvalho, diretora de recursos humanos da Caixa Geral de Depósitos e Anabela Chastre, coach e consultora na área da liderança.

Capa da revista Pessoas n.º 8.Revista Pessoas

Este foi o ponto de partida da conversa que serve de tema de capa à revista Pessoas n.º 8, que já está nas bancas. Mas há muito mais para descobrir nesta edição. Conversámos com Henrique Paranhos, fundador da 100% remota WEBrand Agency, que tem mostrado que é possível trabalhar à distância, poupar no tempo, apostar na inclusão, e até reduzir a pegada ecológica, e ainda visitámos o novo escritório da Mercer e da Marsh, em Arroios, Lisboa, onde a empresa montou a primeira escape room corporativa em Portugal, uma maneira de conhecer melhor as equipas… enquanto se joga.

A nova revista Pessoas já está nas bancas. Pode também assinar a revista e recebê-la em casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A liderança tem sexo? Nova Pessoas já está nas bancas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião