Em quarentena? Nasceu o Calendall, que reúne os eventos virtuais em tempo de #FiqueEmCasa

Numa altura em que milhões de portugueses são incentivados a ficarem em casa, nasceu uma plataforma que reúne os eventos que vão ser realizados de forma virtual e transmitidos em direto.

Está quase a terminar a primeira semana de quarentena efetiva para milhões de portugueses, forçados a ficarem em casa para travar a pandemia do coronavírus. Mas muitos já acusam aborrecimento, apesar de a palavra de ordem continuar a ser a do isolamento. Foi a pensar nos mais sociais, que anseiam por voltar a ir a um concerto ou a um espetáculo de comédia, que nasceu o Calendall.

“É uma plataforma que acaba de ser lançada em tempo de #FiqueEmCasa e reúne todos os eventos nas redes sociais e outras plataformas online que importa acompanhar nestes dias de pandemia”, informam os promotores do projeto num comunicado. “Tudo o que está a ser transmitido em direto na internet estará disponível no Calendall, de maneira a que os portugueses não percam nada do que mais relevante está a ser produzido ou transmitido”, acrescentam.

O Calendall permite explorar “eventos” em curso ou outros que estejam agendados e que ainda não tenham acontecido. Uma espécie de agenda para que consiga organizar melhor o seu dia sem perder aquela aula de pilates ou o tal concerto virtual de que tinha ouvido falar. Para já, está longe de ter, literalmente, todos os eventos online do país, até porque os promotores têm de se registar e adicionar manualmente os seus eventos. Mas a ambição é a de crescer e ganhar expressão.

No mesmo comunicado, o Calendall recorda que “o número de espetáculos a que hoje é possível assistir no Instagram, Facebook ou Twitter aumentou consideravelmente nos últimos dias, não sendo possível acompanhar a imensidade de propostas que surgem na comédia, música, teatro, exposições, gastronomia ou educação”. Um efeito do isolamento social que tem sido apelo constante das autoridades de saúde.

Para Tiago Tomás, um dos “três responsáveis” pelo projeto, “a dispersão de todos estes acontecimentos exigia uma plataforma que proporcione, num único local, a disponibilização organizada de eventos”. “Além dos artistas mais populares, o Calendall surge para dar visibilidade a milhares de pessoas e a todos aqueles que queiram divulgar os seus eventos e conteúdos em direto”, frisa, citado na mesma nota.

Ao que o ECO apurou, Tiago Tomás é, atualmente, senior product designer da empresa de desenvolvimento KI labs, em Lisboa, somando passagens pela Novabase, onde terá estado envolvido no desenvolvimento da aplicação Via Verde Trasportes, assim como na startup portuguesa Indie Campers, de acordo com o LinkedIn. Por agora, a utilização da Calendall é gratuita, sendo apenas de registo obrigatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em quarentena? Nasceu o Calendall, que reúne os eventos virtuais em tempo de #FiqueEmCasa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião