Contribuintes já entregaram quase 900 mil declarações de IRS

Nos primeiros três dias da campanha de IRS, os contribuintes entregaram quase 900 mil declarações Modelo 3. Este ano, o reembolso rápido não está garantido.

Os contribuintes apresentaram à Autoridade Tributária quase 900 mil declarações de IRS só nos primeiros três dias do período de entrega. O prazo só termina a 30 de junho, mas — numa altura em que os rendimentos das famílias estão a ser afetados pela pandemia de coronavírus — os portugueses estão a submeter as Modelo 3 a uma velocidade superior à do ano passado.

A campanha de IRS deste ano arrancou na quarta-feira, com cerca de 570 mil contribuintes a entregarem, logo no primeiro dia, as suas declarações de rendimentos ao Fisco.

Entretanto e de acordo com os dados disponíveis no Portal das Finanças, até ao final de sexta-feira, os contribuintes apresentaram, até ao momento, 892.189 declarações Modelo 3. Segundo os dados enviados, em 2019, pelo gabinete de Mário Centeno, nos primeiro três dias da campanha do ano anterior, tinham sido entregues cerca de 788 mil declarações, um número significativamente inferior ao registado em 2020.

Este ano e face ao contexto de incerteza provocado pelo coronavírus, o Governo não garante que os reembolsos sejam feitos rapidamente, isto é, não assegura que se mantenha a média de 15 dias após a apresentação da declaração verificada nos anos anteriores.

Questionado sobre o assunto, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse apenas que a AT está em condições de cumprir os prazos legais. Ora, por lei, o imposto tem de ser devolvido até ao final de julho, um calendário bem diferente do que aquele que tinha sido vivido nos últimos anos.

Perante a pandemia de coronavírus, o Executivo de António Costa e a Autoridade Tributária têm, além disso, apelado aos contribuintes para que fiquem em casa e recorram à linha telefónica e ao e-Balcão para esclarecerem as suas dúvidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contribuintes já entregaram quase 900 mil declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião