Cuatrecasas, Gulbenkian e EDP unem-se no projeto “Soluções digitais Covid-19”

A Cuatrecasas juntou-se à EDP e à Gulbenkian no projeto “Soluções digitais Covid-19”. Os projetos vencedores vão poder beneficiar da assessoria jurídica da Task Force Coronavírus da Cuatrecasas.

A sociedade de advogados Cuatrecasas associou-se solidariamente à Fundação Calouste Gulbenkian e à EDP no concurso para escolha de aplicações e plataformas digitais. Além do financiamento global de 200 mil euros, os 19 projetos tecnológicos eleitos vão contar com assessoria jurídica pro bono no desenvolvimento das soluções que preconizam.

“O apoio da Cuatrecasas traduz-se na prestação de assessoria jurídica à Fundação Gulbenkian e aos projetos financiados, em todas as áreas relevantes no âmbito do licenciamento e operacionalização das app e plataformas. Esta assessoria será prestada pela Task Force Coronavírus criada pela Cuatrecasas em março passado”, nota a firma.

Cerca de 300 entidades, entre universidades, centros de investigação, associações e empresas de base tecnológica, responderam ao concurso “Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19”. A Fundação Gulbenkian e a EDP apoiam com uma verba global de 200 mil euros 19 projetos sem fins lucrativos e de implementação rápida para resposta a necessidades decorrentes da pandemia de Covid-19.

“Entre os projetos vencedores estão ferramentas que promovem os cuidados de saúde remotos – apoio clínico digital, apoio técnico remoto à operação de equipamento médico (nomeadamente ventiladores), gestão da sintomatologia e utilização dos dados para estudar a evolução da doença e tele-reabilitação de doentes com AVC – e cuidados na área da saúde mental – apoio psiquiátrico mas também de gestão emocional de crianças e jovens confinados”, explica a Cuatrecasas em comunicado.

Ainda foram selecionados projetos ligados ao conhecimento científico e à partilha de informação. “Alguns dos projetos apoiados estão mais vocacionados para o apoio à população e serão ainda apoiadas soluções que mobilizam recursos e redes de apoio: uma plataforma propõe fazer o matchmaking entre as IPSS que precisam de ajuda e os cidadãos que a oferecem e outra o recrutamento e formação acelerada de cuidadores informais”, conta.

Associámo-nos a esta iniciativa, oferecendo a nossa colaboração e contribuição, cientes de que o espírito de solidariedade, que tem sido sempre um dos valores fundamentais da Cuatrecasas, se torna absolutamente incontornável e premente face a uma emergência sanitária e económica desta magnitude”, nota Maria João Ricou, managing partner da Cuatrecasas.

A líder da firma assume com grande satisfação a colocação do conhecimento da sociedade de advogados ao serviço dos promotores da iniciativa e dos empreendedores selecionados, “que estão a criar recursos inovadores para fazer face a necessidades decorrentes da pandemia, tendo como objetivo contribuir para que as ferramentas e soluções tecnológicas possam ser aceleradas e legalmente implementadas da forma mais eficiente possível”, comenta a managing partner da Cuatrecasas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuatrecasas, Gulbenkian e EDP unem-se no projeto “Soluções digitais Covid-19”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião