EDP cobrou a mesma fatura duas vezes a cerca de 35 mil clientes
A situação resultou de um erro aquando da reposição das ligações com os bancos. O incidente já está "plenamente resolvido", diz a EDP.
A EDP cobrou, por erro, duas vezes a fatura de abril, por débito direto, a cerca de 35 mil clientes, adianta a Rádio Renascença (acesso livre). A situação, confirmou o ECO, deveu-se a um erro de sistema que resultou de procedimentos de reposição após o ciberataque do qual a empresa foi alvo.
“Por erro de sistema, foram ontem e hoje inadvertidamente cobrados em duplicado cerca de 35 mil clientes da EDP Comercial”, indicou fonte oficial da EDP ao ECO. “Este erro de sistema não tem qualquer ligação com o recente ciberataque, antes resulta de um erro aquando da reposição das ligações com os bancos (após o ciberataque) e que originou o envio em duplicado de alguns ficheiros”, explicou.
Os clientes cobrados em duplicado correspondem a menos de 1%, sendo que a situação foi “identificada e resolvida de imediato, não tendo o valor das cobranças chegado a dar entrada na EDP”. “Todos os clientes foram creditados e informados ainda durante o dia de hoje, estando o incidente plenamente resolvido”, acrescentou.
A EDP foi alvo de um ataque informático à sua rede corporativa em meados de abril, que condicionou parte das operações da elétrica nacional. A empresa liderada por António Mexia garantiu, no entanto, que não houve qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP cobrou a mesma fatura duas vezes a cerca de 35 mil clientes
{{ noCommentsLabel }}