Portugal vai emitir até 1.250 milhões de euros em dívida a cinco e dez anos

Leilão terá lugar na próxima quarta-feira, numa altura em que os investidores têm pedido juros mais elevados por títulos de dívida portuguesa.

Portugal vai voltar, na próxima semana, ao mercado de dívida de longo prazo. Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP agendou um leilão duplo de obrigações do Tesouro (OT) a cinco e dez anos, numa altura de agravamento das taxas de juro da dívida pública.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 13 de maio pelas 10h30 dois leilões das OT com maturidade em 15 de outubro de 2025 e 18 de outubro de 2030, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros“, anunciou em comunicado a agência liderada por Cristina Casalinho.

A emissão vai acontecer numa altura de subida nos juros da dívida causada pelo impacto da pandemia de Covid-19 na economia mundial. Portugal já tinha voltado a pagar para colocar títulos de curto prazo, o que não acontecia desde 2016, e a médio prazo tem sofrido um agravamento.

Esta sexta-feira, a yield a das obrigações a dez anos negoceia próxima de 0,931%, em mercado secundário, após ter ultrapassado a barreira de 1% ao longo da semana.

A última vez que o país se financiou com esta maturidade foi a 22 de abril. Na altura, Portugal colocou 598 milhões de euros, com uma taxa de juro de 1,194% e uma procura 1,68 vezes superior à oferta. No caso dos títulos a cinco anos, o último leilão comparável aconteceu a 11 de março, quando o IGCP emitiu 681 milhões com uma yield de 0,059% e uma procura 1,63 vezes acima da oferta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai emitir até 1.250 milhões de euros em dívida a cinco e dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião