5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidas as recomendações de Bruxelas para os Estados-membros. Ministros vão ao Parlamento, incluindo o primeiro-ministro, enquanto o IGCP regressa aos mercados.

O dia será marcado pela publicação de dados relevantes referentes ao crédito à habitação, bem como pela divulgação de resultados da Altice e da Sonae. Para além disso, há um leilão de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. Na Assembleia da República, há debate quinzenal com o primeiro-ministro, sendo que também serão ouvidos vários ministros nas comissões parlamentares, isto no dia em que a Comissão

Quais são as recomendações de Bruxelas para Portugal?

A Comissão Europeia divulga o Pacote Primavera 2020 do Semestre Europeu, que contempla recomendações económicas específicas por país. Em fevereiro, Bruxelas manteve Portugal na lista dos países com “desequilíbrios económicos”, depois de considerar que o país fez “progressos limitados” nas recomendações deixadas pela Comissão no ano passado.

Costa e restante ministros rumam ao Parlamento

Nesta quarta-feira, que é também dia de debate quinzenal com a presença de António Costa, vários ministros vão ser ouvidos no Parlamento. Na Comissão de Trabalho e Segurança Social toma lugar a audição da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, enquanto os deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação vão ouvir a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Será também ouvida Marta Temido na Comissão de Saúde, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Portugal volta ao mercado de dívida pública

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP realiza um leilão duplo de bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses, num montante indicativo global entre 1.500 e 1.750 milhões de euros. Portugal volta assim ao mercado de dívida pública, para emitir títulos de curto prazo, isto numa altura em que os juros voltam a deslizar perante o otimismo em torno do pacote de 500 mil milhões de euros proposto pela França e Alemanha.

Altice e Sonae apresentam resultados

Continuam a ser conhecidos os resultados das empresas relativos ao primeiro trimestre do ano, sendo que a maioria tem já sentido o impacto da pandemia de Covid-19. Esta quarta-feira chega a vez da Altice, bem como da Sonae. Em 2019, a Sonae lucrou menos, fechando o ano com um resultado líquido de 165 milhões de euros, isto enquanto o EBITDA da Altice Portugal estabilizou, mas receitas aumentaram 1,7%, para 2.110 milhões de euros.

Como evoluíram taxas de crédito à habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica as Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação referentes ao mês de abril. Após sete meses consecutivos em queda, a taxa no crédito à habitação ficou praticamente inalterada em março. De acordo com os dados do INE, no terceiro mês do ano, o juro implícito continuou abaixo dos 1%, situando-se em 0,998%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião