TAP prolonga lay-off até ao final de junho

Manutenção generalizada das restrições à mobilidade das pessoas e fraca procura de voos justifica prolongar a medida que já está em vigor desde 2 de abril

A TAP decidiu prolongar as medidas temporárias de suspensão do trabalho até 30 de junho. A companhia aérea justifica a decisão com a manutenção generalizada das restrições à mobilidade das pessoas e com a fraca procura de voos.

“O conselho de administração da TAP entendeu prorrogar a aplicação das medidas de suspensão temporária da prestação de trabalho e de redução do período normal de trabalho, por um período suplementar de 30 dias, compreendido entre 1 de junho de 2020 e 30 de junho de 2020”, pode ler-se num comunicado enviado à CMVM.

Estas medidas específicas “somam-se às já anunciadas iniciativas de controle e de redução de custos, incluindo a suspensão ou adiamento de investimentos não críticos, renegociação de contratos e prazos de pagamento, corte de despesas acessórias, suspensão de contratações de novos trabalhadores e de progressões e a implementação de programas de licenças sem vencimento temporárias, as quais continuam a ser implementadas”, acrescenta a mesma nota.

A notícia já tinha sido avançada pela Lusa, esta tarde, citando uma informação enviada pela companhia aérea aos trabalhadores. Na nota enviada ao mercado a companhia aérea repete as razões da decisão comunicada horas antes aos trabalhadores. “Considerando a manutenção generalizada das restrições à mobilidade das pessoas, a cada momento definidas pelas autoridades governamentais dos países onde a TAP opera, bem como a procura ténue, verifica-se que as condições que motivaram a adesão e a subsequente prorrogação das medidas excecionais e temporárias não se alteraram significativamente”, justifica.

A empresa começou a 18 de maio, a tentar voltar a voar entre Lisboa e Porto, com três voos por semana, Madeira e Açores, mas também para o Brasil e dois voos por semana para Londres e outros dois para Paris. Estas viagens apenas se iriam realizar se houvesse interessados.

A TAP recorreu, a 2 de abril, ao programa de lay-off simplificado, disponibilizado pelo Governo como uma das medidas de apoio às empresas que sofrem os efeitos da pandemia de Covid-19, tendo-o posteriormente prolongado até 31 de maio. Assim, a prorrogação anunciada esta sexta-feira é a segunda.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP prolonga lay-off até ao final de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião