Localização, diversidade e inclusão fazem de Portugal destino atrativo para trabalhar

A grande maioria dos portugueses valoriza benefícios oferecidos pela empresa como planos de saúde, flexibilidade de horário, ajudas de custo e aposta na formação, revela a Randstad.

Portugal é um destino profissional atrativo para a população ativa portuguesa pela localização geográfica (65%), diversidade e inclusão (44%), produtos e serviços de referência (39%). A boa reputação do país (36%) e qualidade do ensino e da formação nacional (35%) seguidos da preocupação ambiental (27%) também são fatores que se destacam, segundo os inquiridos num estudo feito pela Randstad.

Segundo a empresa de recursos humanos, o grupo TAP, o Banco de Portugal e a RTP destacam-se na categoria das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.

“Com este estudo, queremos dotar as empresas dos conhecimentos e ferramentas necessárias para que, neste contexto incerto, consigam construir um plano sólido para reter talento e alinhá-lo com a sua estratégia de branding. Há que trabalhar a atratividade de Portugal enquanto marca, procurando responder às aspirações do mercado e às novas prioridades do contexto em que vivemos”, diz José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, em comunicado.

No que respeita aos setores, a saúde é o setor que mais atrai os portugueses para trabalhar, com o grupo Lusíadas Saúde a ocupar o quarto lugar deste ranking. Os portugueses identificaram ainda no top 3 os setores da aviação e tecnologias de informação e consultoria como as áreas com maior reconhecimento de marca e atratividade para trabalhar. Uma eleição que resulta de três fatores: a utilização de tecnologia recente, o desafio profissional apresentado e a boa reputação.

Por outro lado e, face a um contexto de pandemia, 44% dos colaboradores valoriza, cada vez mais, os benefícios oferecidos pelas empresas. Planos de saúde, flexibilidade de horário, ajudas de custo e aposta na formação são fatores que ajudam a aproximar talento e a manter o colaborador comprometido com a empresa, revela o inquérito.

“A forma como trabalhamos no cenário de pandemia fez rever algumas prioridades. A solidez da empresa, a segurança que esta garante e o equilíbrio profissional e pessoal estão a assumir uma nova importância na vida dos colaboradores, existindo, por isso, uma necessidade das empresas se adaptarem a esta nova realidade, traçando estratégias de atração e retenção de talento”, explica a empresa de recursos humanos, em comunicado.

 

Salário é o critério mais importante para deixar Portugal

Em relação aos critérios mais valorizados pelos portugueses no momento de escolher um país estrangeiro para trabalhar, o salário e os benefícios atrativos (83%), a estabilidade económico-financeira (68%) e a valorização do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (56%) estão no topo das preferências.

Segundo este estudo, a Inglaterra, Alemanha e Espanha são os destinos mais escolhidos pelos portugueses. A população ativa portuguesa prefere os países europeus como destino para trabalhar. Já África, América Latina e Ásia são os países menos referidos como destino, à exceção da Austrália e ao Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Localização, diversidade e inclusão fazem de Portugal destino atrativo para trabalhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião