Afinal são 19. São estas as freguesias da Grande Lisboa que ficam em “estado de calamidade”

Já é conhecida a lista das freguesias que ficam em estado de calamidade por causa da pandemia. E a primeira novidade é que... não são 15, mas 19, esclareceu o ministro Eduardo Cabrita.

Já é conhecida a lista de freguesias que vão continuar em estado de calamidade depois do Conselho de Ministros da próxima quinta-feira. Desde logo, há uma novidade: não deverão ser apenas 15 freguesias, como disse o primeiro-ministro na segunda-feira, mas sim um total de 19 freguesias de cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa, garante agora o ministro da Administração Interna.

Estas são as zonas da Grande Lisboa onde se têm dado a maior parte das infeções por Covid-19 e o Governo acredita que, ao aplicar medidas específicas para estas regiões, será possível continuar a travar o surto sem prejudicar a retoma na totalidade do país. Em declarações transmitidas pela TVI24, Eduardo Cabrita revelou as freguesias em causa:

  • A totalidade do concelho da Amadora, nomeadamente as freguesias de Alfragide, Águas Livres, Falagueira/Venda Nova, Encosta do Sol, Venteira e Mina de Água.
  • A totalidade do concelho de Odivelas, nomeadamente as freguesias de Odivelas, Pontinha/Famões, Póvoa de Santo Adrião/Olival de Basto e Ramada/Caneças.
  • Seis das 11 freguesias do concelho de Sintra, nomeadamente Agualva/Mira Sintra, Algueirão/Mem Martins, Cacém/S. Marcos, Massamá/Monte Abraão, Queluz/Belas e Rio de Mouro.
  • Duas das dez freguesias do concelho de Loures, nomeadamente Camarate/Unhos/Apelação e Sacavém/Prior Velho.
  • Uma das 24 freguesias de Lisboa, nomeadamente a de Santa Clara.

Contas feitas, são 19 as freguesias que vão permanecer em estado de calamidade por causa da pandemia, incluindo dois concelhos na íntegra: “Os presidentes de Câmara entenderam que as medidas se deviam aplicar a todo o concelho”, justificou o ministro Eduardo Cabrita.

A decisão de apertar o combate à Covid-19 nestas zonas foi anunciada esta segunda-feira, depois de uma reunião entre autarcas e o Governo. O executivo vai também apertar o policiamento nas ruas para travar as festas ilegais, os estabelecimentos vão ter de fechar às 20h00 e os ajuntamentos de mais de dez pessoas passam a estar, novamente, proibidos. Desrespeitar as medidas pode constituir crime de desobediência, ou dar direito a multa de até 350 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal são 19. São estas as freguesias da Grande Lisboa que ficam em “estado de calamidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião