Quantos países ainda não tiveram nenhum caso de Covid-19?

A Covid-19 pouco preocupava as autoridades de saúde em dezembro, mas a propagação do vírus fez disparar alarmes por todo o mundo. Mesmo assim, há 12 países que continuam a "escapar" à doença.

Se em dezembro o surto do novo coronavírus estava restrito à China, a realidade agora é bem diferente. Oito meses depois, o novo coronavírus já chegou a mais de 196 países e regiões, tendo infetado mais de 17 milhões de pessoas e provocado a morte a, pelo menos, 668 mil.

Mesmo assim, numa altura em que a pandemia continua a alastrar-se rapidamente nos EUA e na Europa, há pelo menos 12 países que continuam a “escapar” à Covid-19, tendo em conta os casos oficialmente reportados às autoridades de saúde. A maioria dos territórios sem casos confirmados de infeção por Covid-19 são pequenas nações insulares na Oceânia.

São elas: as ilhas Salomão (com 652.858 habitantes), Vanuatu (292.680 habitantes), Samoa (196.130 habitantes), Kribati (115.847 habitantes), Estados Federados da Micronésia (112.640 habitantes), Tonga (103.197 habitantes), Ilhas Marshall (58.413), Palau (17.907 habitantes), Tuvalu (11.508 habitantes) e Nauru (12.704). O isolamento geográfico, bem como as restrições às viagens ou a pouca testagem dos cidadãos podem ser explicações para estes dados.

Também no continente asiático há dois países sem casos confirmados, ou, pelo menos, comunicados oficialmente às autoridades de saúde mundiais. Até bem recentemente, a Coreia do Norte garantia não ter casos de Covid-19. No início de julho, a BBC citava o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que se orgulhava de ter impedido “a invasão de um vírus maligno”. O regime acabou por reconhecer esta semana que o vírus já entrou no território, mas não há estatísticas oficiais publicamente conhecidas.

Também no Turquemenistão não há, até ao momento, qualquer registo de infeção, algo que tem sido amplamente explicado com a ausência de testagem.

Para além destes, a Antártida é o único continente sem qualquer infeção pelo novo coronavírus. Ainda assim, neste território, só é permitida a entrada de pessoas após um forte despiste da doença.

Até ao momento, os Estados Unidos são o país mais afetado pela doença, contabilizando mais de quatro milhões de casos confirmados, ou seja quase 1/4 do total mundial, e mais de 150 mil mortes.

Depois de alguns meses de bloqueios para travar o vírus, os países começaram gradualmente a reabrir as economias. Contudo, dado o receio quanto a uma eventual segunda vaga, há vários países a aplicar medidas preventivas como o uso obrigatório de máscara na rua. A doença foi detetada no final de dezembro, num mercado em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Quanto custa fazer uma máscara? Quanto gasta cada família com as telecomunicações? Quanto cobra uma imobiliária para vender a casa? Ou qual a profissão mais bem paga do país? Durante todo o mês de agosto, e todos os dias, o ECO dá-lhe a resposta a esta e muitas outras questões num “Sabia que…”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantos países ainda não tiveram nenhum caso de Covid-19?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião