Por cada 16 garrafas de plástico nasce um par de ténis. Lidl dá nova vida ao lixo recolhido nas praias
São para toda a família e 25% do tecido destes ténis é Ocean Bound Plastic, ou seja plástico recolhido nas praias, ilhas e zonas costeiras do continente asiático.
Depois de ter colocado à venda em junho nas suas lojas uma coleção de t-shirts feitas com algodão orgânico, o Lidl vai lançar no final do mês a primeira linha de ténis de marca própria feitos com plástico reciclado. São para toda a família e 25% do tecido destes ténis é Ocean Bound Plastic, ou seja plástico recolhido nas praias, ilhas e zonas costeiras (neste caso específico na Ásia).
Os restantes 75% do tecido deste calçado desportivo são feitos a partir de garrafas de plástico recolhidas e recicladas de forma convencional. De acordo com o Lidl, as garrafas são prensadas, limpas e trituradas para que possam ser processadas em fios de tecido reciclado, que é então usado para fabricar os ténis. Assim, toda a parte têxtil da coleção Ocean Bound Plastic do Lidl (o exterior é feito em malha respirável) é 100% feita de plástico reciclado, e representa cerca de 20% do total dos ténis.
Em rosa, cinzento e preto, cada modelo destes ténis da coleção Ocean Bound Plastic, da marca Crivit, é produzido com aproximadamente 11 a 16 garrafas de plástico. De acordo com a organização não governamental WWF, cerca de 32% do plástico a nível mundial produzido é libertado para o ambiente e para os oceanos, aumentando a sua poluição e colocando em
risco os animais.
“A oferta de produtos com menor impacto ambiental e que contribuem para a sustentabilidade do ecossistema é uma das principais preocupações da marca. Como parte da estratégia global do grupo de redução do plástico – Reset Plastic – o Lidl lançará a sua primeira coleção de ténis fabricada com plástico reciclado”, anunciou a marca em comunicado.
O Lidl garante ainda que se compromete a integrar as melhores práticas de sustentabilidade ao longo da sua cadeia de valor. A redução do impacto ambiental, a rastreabilidade das matérias-primas, o cumprimento das condições de trabalho socialmente aceitáveis e a sustentabilidade do ecossistema, são alguns dos objetivos principais. Exemplo disso, é o projeto TransforMAR, já na sua 3ª edição nas praias portuguesas, no qual os veraneantes são desafiados a colocarem os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, evitando que o seu destino seja o mar.
Com o Reset Plastic, o grupo desenvolveu uma estratégia internacional com cinco áreas de ação: desde o design à reciclagem e remoção, até à inovação e educação. Em 2018 o LIdl assumiu o compromisso de reduzir o consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025 e garantir até esta data que 100% das suas embalagens de marca própria são recicláveis.
Até ao final de 2020, o Lidl traçou ainda a meta de transitar todos os produtos de marca própria, inclusivamente as respetivas embalagens e etiquetas compostas por celulose, para material reciclado ou para fibras virgens certificadas, para apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.
Há dois anos, em agosto de 2018, descontinuou a venda de plásticos descartáveis, evitando a entrada no sistema de copos e pratos de plástico descartáveis e poupando 125 toneladas de plástico anualmente. E foi a primeira cadeia do retalho a abolir a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas a nível nacional – menos 25 milhões de sacos de plástico por ano.
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