Com recessão de 16,3% Portugal tem quarta maior queda do PIB da UE no segundo trimestre

Os dados divulgados pelo Eurostat colocam Portugal como o país da União Europeia que registou a quarta maior contração da economia durante o segundo trimestre, em termos homólogos.

A recessão histórica de 16,3% no segundo trimestre em Portugal coloca o país como o quarto da União Europeia onde o PIB mais caiu por causa da crise pandémica, atrás de Espanha, Itália e França. Os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira, que ainda não incluem sete países (como a Grécia, por exemplo), mostram que o sul da Europa foi mais afetado em relação a outras regiões.

No agregado, o PIB caiu 14,1% na União Europeia e 15% na Zona Euro, em termos homólogos, e 11,7% e 12,1%, em cadeia, respetivamente. Contudo, nos dados por país são notórias diferenças significativas no desempenho da economia no segundo trimestre, num período marcado pelas medidas de contenção relacionadas com a pandemia.

Na comparação homóloga, Portugal surge com a quarta maior queda do PIB (-16,3%) da União Europeia, apenas atrás de Espanha (-22,1%), França (-19%) e Itália (-17,3%). Os restantes 16 países para os quais há dados tiveram recessões mais ligeiras durante o segundo trimestre, sendo que a Lituânia foi o país cuja economia menos contraiu (-3,7%).

Na comparação em cadeia, ou seja, face ao trimestre anterior, Portugal surge com a terceira maior queda do PIB (-11,9%) da União Europeia, apenas atrás de Espanha (-18,5%) e da Hungria (-14,5%).

De notar que na Alemanha, a maior economia da Zona Euro e da União Europeia, a recessão foi de 11,7%, em termos homólogos, e de 10,1% em cadeia. Na Suécia, um dos países mais controversos na estratégia relativa ao vírus, o PIB contraiu 8,3% em termos homólogos e 8,6% em cadeia — um estudo aponta que a quebra seria o dobro se tivesse aplicado o confinamento obrigatório.

Esta análise é feita sem o Reino Unido que se encontra no período de transição de saída da União Europeia. A economia britânica contraiu 21,7%, em termos homólogos, e 20,4% em cadeia, pelo que estaria no topo das maiores quedas da UE caso fosse considerado.

Recorde-se que no caso dos Estados Unidos, a contração do PIB comparável à da União Europeia foi de 9,5% tanto em termos homólogos como em cadeia, segundo o Eurostat.

(Notícia atualizada às 10h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com recessão de 16,3% Portugal tem quarta maior queda do PIB da UE no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião