União Europeia decide aprovar medidas de apoio ao setor ferroviário

  • Lusa
  • 9 Setembro 2020

Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia chegaram a acordo sobre a possibilidade de anulação de determinadas taxas de utilização da infraestrutura a cargo das empresas ferroviárias.

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu esta quarta-feira aprovar uma proposta que permite aos Estados-membros suspender taxas de utilização das ferrovias, para atenuar o impacto da pandemia da covid-19 neste setor dos transportes.

Os embaixadores dos Estados-membros chegaram hoje a acordo sobre a possibilidade de anulação de determinadas taxas de utilização da infraestrutura a cargo das empresas ferroviárias, assegurando simultaneamente o reembolso atempado dos fornecedores de infraestruturas, segundo um comunicado.

“Estas regras de emergência específicas visam garantir a continuidade do transporte ferroviário, reduzindo o risco de falências relacionadas com a Covid-19 num setor que foi gravemente afetado pela falta de procura temporária dos serviços de transporte”, segundo o comunicado.

As medidas de apoio serão aplicadas de forma neutra, economicamente justificada e transparente, garante o Conselho da UE, que deverá aprovar formalmente a proposta muito em breve.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 889 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.846 em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia decide aprovar medidas de apoio ao setor ferroviário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião