5 coisas que vão marcar o dia

Dívida externa, conjuntura económica e inflação são os dados económicos que estarão em foco. Destaque vai, contudo, para a remodelação no Governo, com a substituição de cinco secretários de Estado.

Este será um dia cheio em termos de indicadores económicos: o Banco de Portugal divulga a posição de investimento de capital de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística publica a síntese económica de conjuntura e o Eurostat apresenta o índice de preços no consumidor. Mas o destaque vai para a remodelação no Governo: cinco secretários de Estado tomam hoje posse.

Cinco novos secretários de Estado

António Costa avançou com uma remodelação ao nível dos secretários de Estado. Mudanças que já obtiveram aceitação por parte de Marcelo Rebelo de Sousa e que acontecem nos ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e também no do Mar. São cinco os novos membros do Executivo que tomam posse esta tarde, enquanto Lacerda Sales sobe na hierarquia do ministério de Marta Temido.

Dívida externa agrava-se com a pandemia

O Banco de Portugal vai dar a conhecer a posição de investimento de capital de Portugal no segundo trimestre do ano, ou seja, no período em que a pandemia mais afetou o país. Sabe-se já que excluindo os instrumentos de capital, ouro em barra e derivados financeiros, a dívida externa líquida situava-se em 88,8% do PIB no final de junho, o que representa um agravamento face aos 84,7% do PIB registados no final de 2019. Além deste, o Banco de Portugal vai ainda divulgar indicadores das balanças corrente e de capital e da balança de pagamentos.

Impacto do desconfinamento na economia

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar a síntese económica de conjuntura referente a agosto, em que poderá continuar a ver-se o impacto do desconfinamento na economia portuguesa. Em julho, a recuperação gradual da crise pandémica manteve-se após as fortes quedas da atividade em abril, mostrando sinais de que há uma redução menos intensa da atividade económica. Além disso, o INE vai igualmente publicar dados dos Índices de Preços na Produção Industrial em agosto.

Zona Euro tem inflação negativa pela primeira vez em quatro anos

A Zona Euro poderá ter registado, em agosto, uma taxa de inflação anual negativa em 0,2%. A estimativa rápida foi divulgada há duas semanas pelo Eurostat, que vai publicar esta quinta-feira os dados. A confirmar-se, será a primeira vez em quatro anos que os países do euro têm inflação negativa, devido ao efeito da pandemia e à valorização da moeda única. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, já disse estar atenta e pronta a agir para contrariar a quebra na inflação.

Orçamento do Estado para 2021 em destaque

A menos de um mês de o Governo dar a conhecer o Orçamento do Estado para 2021, o tema é alvo de atenção por parte de várias entidades. O Conselho das Finanças Públicas vai publicar um relatório com perspetivas económicas e orçamentais 2020-2022, enquanto a CIP – Confederação Empresarial de Portugal vai apresentar as suas propostas para o Orçamento do Estado para 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião