5 coisas que vão marcar o dia

Plano de recuperação económica em debate no Parlamento no mesmo dia em que o INE publica a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos e das contas nacionais por setor institucional.

O Plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030 vai a debate no Parlamento no mesmo dia em que o INE publica a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, que poderá confirmar ou apresentar um novo valor para o excedente de 2019, bem como as contas nacionais por setor institucional referentes ao segundo trimestre. Um requerimento do Bloco de Esquerda para a divulgação pública imediata e integral da auditoria especial ao Novo Banco também vai a votos na Comissão de Orçamento e Finanças.

Revisão do excedente orçamental de 2019

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica a segunda notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, que poderá confirmar ou apresentar um novo valor para o excedente de 2019. Os números atuais indicam que o excedente orçamental se fixou em 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado. Poderão também surgir novos números para o PIB e para a dívida pública deste ano.

Peso da pandemia no défice do segundo trimestre

O impacto da pandemia no défice irá tornar-se mais claro esta quarta-feira, quando o INE publicar as contas nacionais por setor institucional, referentes ao primeiro semestre. A UTAO estima que Portugal tenha registado um défice de 5,8% do PIB nos primeiros seis meses do ano, na ótica que conta para Bruxelas.

Plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030 no Parlamento

Depois de apresentado e ouvidos os inputs dos partidos da oposição, chega a vez do plano de recuperação do país desenhado por António Costa Silva chegar ao Parlamento. O debate do Plano de recuperação económica de Portugal 2020-2030 arranca às 15h00 desta quarta-feira.

Divulgação da auditoria ao NB a votos na Comissão de Orçamento e Finanças

A Comissão de Orçamento e Finanças debate e vota um requerimento do Bloco de Esquerda para a divulgação pública imediata e integral do relatório de Auditoria especial ao Novo Banco, mas também um requerimento do PS para que seja solicitado ao Novo Banco e ao BdP, a disponibilização, ainda que a título confidencial, da carta do Banco Central Europeu relativa à análise e resposta à auditoria especial, realizada pela Deloitte ao Novo Banco.

Impacto da pandemia no emprego

A Organização Internacional do Trabalho divulga esta quarta-feira a sexta edição do “ILO Monitor: COVID-19 and the world of work“. Neste estudo será feita uma análise ao impacto que a pandemia teve sobre o emprego nos nove primeiros meses do ano, a nível global, nomeadamente no que se refere ao número de horas trabalhadas e ao impacto nos diferentes países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião