Powell alerta para riscos “trágicos” da falta de apoio orçamental à economia

O presidente da Fed endureceu o discurso para avisar que há riscos "trágicos" se a Casa Branca e o Congresso não acordarem novas medidas de apoio orçamental às famílias e empresas.

A economia norte-americana enfrenta riscos “trágicos” se a Casa Branca e o Congresso continuarem em desacordo sobre apoios adicionais às famílias e empresas na sequência da pandemia. O alerta é de Jerome Powell, presidente da Fed, que endureceu o discurso para apelar a mais estímulos orçamentais perante as capacidades já limitadas do banco central.

Num discurso preparado para uma conferência virtual, Powell avisa que “a expansão” económica “ainda está longe de estar completa”. “Nesta fase, diria que os riscos da intervenção política ainda são muito assimétricos. Muito pouco apoio levaria a uma recuperação fraca, gerando dificuldades desnecessárias”, avisa o presidente da Fed, de acordo com informações avançadas pela imprensa norte-americana.

Ao mesmo tempo que dramatiza a falta de apoio económico proveniente da ala política, Powell considera, em contrapartida, que um apoio demasiado generoso representa um risco bem menor para o país: “Mesmo se as ações políticas acabem por se mostrar maiores do que o necessário, não será um desperdício”, considera o presidente.

Assim, para o líder do banco central dos EUA, “ainda há um longo caminho a percorrer” na recuperação dos efeitos da crise pandémica.

As palavras de Jerome Powell surgem numa altura em que republicanos e democratas estão num impasse que dura há meses em torno de novas medidas de suporte à economia. Não há acordo sobre a extensão de apoios sociais aos norte-americanos, entre os quais o subsídio de desemprego. Este impasse e a falta de medidas está a deixar desamparadas as famílias, empresas, cidades e governos no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powell alerta para riscos “trágicos” da falta de apoio orçamental à economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião