Bolsas europeias em forte queda. Galp afunda mais 4%

As bolsas europeias enfrentam novamente um dia de fortes quedas e Lisboa não escapa à tendência. A Galp Energia está a cair mais de 4% e já desvalorizou 12% esta semana.

As bolsas estão novamente em forte queda e Lisboa não escapa à tendência. Os investidores estão a vender ações perante a possibilidade de novas restrições na Europa, face ao aumento expressivo das infeções por Covid-19 na região.

O Stoxx 600 cai 0,8%, mas por todo o continente as quedas nas principais bolsas são mais expressivas. Na Alemanha, o DAX perde 1,8%. Em França, o CAC-40 afunda 2%. O espanhol IBEX recua 1,4%. O britânico FTSE 100 cai 1,2% e já negoceia em mínimos de abril. O português PSI-20 segue na mesma linha, recuando 1,72%, para 3.909,46 pontos.

É o terceiro dia consecutivo de quedas expressivas para a bolsa nacional, que só esta semana já perdeu mais de 5% do seu valor. O índice está sob pressão de algumas das maiores cotadas portuguesas, como Galp Energia, BCP e a família EDP.

Na semana em que apresentou prejuízos de 45 milhões de euros relativos aos primeiros nove meses do ano, a Galp Energia volta a ser castigada em bolsa com uma queda de 4,27%, para 7,08 euros. Os investidores já levaram a petrolífera a uma queda superior a 12% esta semana perante os resultados pouco satisfatórios.

Evolução das ações da Galp em Lisboa:

O banco BCP também está sob pressão das perspetivas mais negativas sobre a economia europeia. Os títulos recuam 3,16%, para 7,05 cêntimos.

No setor da energia, a EDP apresenta uma queda de 2,18%, para 4,22 euros por ação, enquanto a EDP Renováveis desvaloriza 1,14%, para 15,56 euros. No retalho, a Jerónimo Martins perde 1,63%, para 14,15 euros, enquanto a construtora Mota-Engil surge entre os piores desempenhos, com uma perda de 3,67% em bolsa, para 1,102 euros cada título.

Em contrapartida, a Nos está a evitar uma queda mais expressiva da bolsa portuguesa. A operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida avança 0,96%, para 2,94 euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias em forte queda. Galp afunda mais 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião