Consumo das famílias com recuo histórico na Zona Euro e UE no segundo trimestre

  • Lusa
  • 29 Outubro 2020

Entre abril e junho, o consumo das famílias caiu 10,7% na Zona Euro e 12,3% na UE, registando em ambas o maior recuo desde o início da série temporal, em 1999, segundo o Eurostat.

O consumo real das famílias per capita teve, no segundo trimestre, o maior recuo desde o início da série na Zona Euro (-10,7%) e na União Europeia (UE -12,3%), em consequência da pandemia da Covid-19, segundo o Eurostat.

De acordo com dados publicados esta quinta-feira pelo gabinete estatístico europeu, entre abril e junho, o consumo das famílias caiu 10,7% na Zona Euro e 12,3% na UE, registando em ambas o maior recuo desde o início da série temporal, em 1999.

Na Zona Euro, a quebra do segundo semestre compara-se com a de 3,3% nos primeiros três meses do ano e com a subida de 0,3% no consumo das famílias por habitante no período homólogo.

Na UE, o recuo também se acentua face ao de 3,2% do trimestre anterior e inverte a subida de 0,4% registada entre abril e junho de 2019.

Por outro lado, o rendimento das famílias per capita na Zona Euro diminuiu 3,2% em termos reais no segundo trimestre de 2020, após um aumento de 0,5% no primeiro trimestre e de 0,7% no homólogo.

Na UE, o rendimento das famílias por habitante recuou 4,8% entre abril e junho, após um aumento de 0,5% no primeiro trimestre e de 0,6% no período homólogo.

O rendimento real per capita das famílias é definido como o rendimento nominal disponível bruto ajustado das famílias dividido pela população total e pelo deflator (índice de preços) da despesa de consumo final das famílias.

O consumo real das famílias per capita (ou por habitante) é definido como o consumo final efetivo das famílias, em termos nominais, dividido pela população total, bem como pelo deflator da despesa de consumo final das famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo das famílias com recuo histórico na Zona Euro e UE no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião