Hoje nas notícias: TAP, OE2021 e presidenciais

  • ECO
  • 6 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O plano de reestruturação que está a ser desenvolvido para a TAP pode implicar o despedimento de até dois mil trabalhadores. No plano político, o PS vai decidir este sábado como vai proceder nas eleições presidenciais de 2021, sendo que os socialistas deverão dar liberdade de voto aos militantes. Ao mesmo tempo, uma semana após o início do prazo para apresentação de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 já foram entregues no Parlamento mais de 300 propostas. Com a época natalícia a aproximar-se Portugal já gastou mais de quatro milhões de euros em iluminações de Natal só este ano.

TAP poderá despedir até dois mil trabalhadores

O plano de reestruturação que está a ser desenvolvido pelos consultores da Boston Consulting Group antecipam o cenário mais adverso para a TAP que poderá implicar o despedimento de até dois mil trabalhadores, o que se traduz num corte de 150 milhões de euros nas despesas com pessoal. Parte desse montante pode ser alcançado com reformas antecipadas e cortes salariais, de acordo com o Jornal Económico, referindo que estes números incluem a Portugália e a GroundForce. O plano de reestruturação da transportadora aérea será entregue na próxima semana ao Governo, sendo que tem de ser entregue à Comissão Europeia até 10 de dezembro. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

PS deverá dar liberdade de voto nas presidenciais de 2021

Os órgãos sociais do PS vão decidir se o partido vai apoiar um candidato ou se irá dar liberdade de voto. O partido está dividido entre a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, que tem sido elogiado por vários dirigentes socialistas, incluindo o primeiro-ministro, e a ex-eurodeputada do PS, Ana Gomes, que já foi criticada por algumas figuras do partido como Carlos César e Augusto Santos Silva. Segundo o Jornal Económico, os socialistas dão como certo que volte a haver liberdade de voto, tal como em 2016 quando se candidataram Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

OE 2021 já tem mais de 300 propostas de alteração

O Orçamento do Estado (OE) para 2021 já foi aprovado na generalidade, apenas com o PS a votar favoravelmente. Uma semana depois do início do prazo para apresentação de propostas de alteração, já deram entrada mais de três centenas de propostas (324 até esta quinta-feira), sendo que o prazo se prolonga até 13 de novembro. O PCP é o partido que entregou mais propostas de alteração ao OE, com 94 propostas e anuncia, esta sexta-feira, um novo pacote de medidas, desta vez na área da saúde. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Portugal já gastou mais de quatro milhões em luzes de Natal

Com a época natalícia a aproximar-se, as cidades vão se enchendo das habituais decorações. Só este ano, Portugal já gastou mais de quatro milhões de euros em luzes de Natal. Face à crise provocada pela Covid-19 são cada vez mais aqueles que defendem que se siga o exemplo de Marbella, que poupou nas iluminações para apoiar os empresários mais afetados pela Covid. Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível).

Produção de bicicletas sobe e fábricas contratam em plena pandemia

Antes da pandemia, muitos portugueses mostravam já uma grande apetência por alternativas de mobilidade sustentáveis. E com o vírus à solta, a procura por duas rodas tem vindo a crescer de forma expressiva. Nesse sentido, para acompanhar o aumento de produção das bicicletas, as fábricas estão a contratar. Recorde-se que Portugal foi o maior produtor de bicicletas da União Europeia (UE) em 2019, segundo os dados do Eurostat. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, OE2021 e presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião