Hoje nas notícias: Lista de concelhos, SNS e Chega

  • ECO
  • 12 Novembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A crise pandémica está nas manchetes dos principais jornais, em dia de Conselho de Ministros. A lista de concelhos com mais restrições deverá subir para 150, enquanto o número de médicos em exclusividade no SNS diminuiu. Na política, está ainda em destaque o acordo entre PSD e Chega. Nas empresas, Galp e REN mantêm contestação da CESE.

Concelhos com medidas mais apertadas deverá subir para 150

As medias de controlo da crise sanitária são, atualmente, diferenciadas no país consoante a incidência da doença. São 121 concelhos em que as medidas são mais restritivas, mas este número deverá subir para cerca de 150, na atualização que o Governo vai fazer esta quinta-feira. O critério para ser incluído na lista é ter mais de 240 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

SNS perdeu 278 médicos em exclusividade

Nos primeiros nove meses do ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) perdeu 278 médicos que estavam em regime de exclusividade. Em setembro o SNS tinha 5.205 médicos, incluindo “profissionais ativos com contrato de trabalho, não inclui trabalhadores independentes/prestadores de serviços”, segundo o Ministério da Saúde. Face ao retrato do sistema nacional de saúde, tanto o Bloco de Esquerda como o PCP estão a pressionar o Governo para criar um novo regime para incentivar os médicos a trabalhar apenas no Estado. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

PSD admite apoio a nível nacional do Chega

O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Nuno Morais Sarmento, não descarta apoio a nível nacional do Chega. Apesar de dizer que o partido tem “posições xenófobas e racistas”, considera “mais grave” o PS governar com “um partido revolucionário que nega os princípios básicos da democracia”, numa referência ao Bloco de Esquerda. Morais Sarmento defende ainda que os social-democratas não abdicam de nenhuma proposta. Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre).

Milhares de passageiros esperam reembolso de voos cancelados

Milhares de passageiros estão a aguardar o reembolso dos voos cancelados. As companhias aéreas estão a esconder a lei que impõe a devolução do dinheiro numa semana, como determinam as regras comunitárias. Face aos problemas de reembolsos, a DECO está a receber várias reclamações que visa particularmente a TAP. Leia a notícia no Jornal de Notícias (link indisponível).

 

REN e Galp não desistem da batalha contra a CESE

A REN e a Galp Energia vão manter a disputa judicial com o Estado sobre a Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), apesar de a EDP ter decidido desistir. Em causa está o pagamento da taxa de energia, que as empresas do setor têm vindo a contestar há vários anos. A empresa liderada por Rodrigo Costa deu mesmo entrada, em outubro, com uma nova ação judicial a contestar o pagamento relativo ao ano passado. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lista de concelhos, SNS e Chega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião