Pandemia aumenta a procura por trabalho temporário

  • Trabalho
  • 23 Novembro 2020

Desde março, a procura de trabalho temporário tem aumentado nos setores dos cuidados de saúde, tecnologias da informação, digital e financeiro. Até ao final do ano, a tendência deverá aumentar.

Desde o início da pandemia, a procura por trabalho temporário tem registado um aumento nos setores de setores financeiro, de cuidados de saúde, das tecnologias da informação (TI) e digital, revela um estudo da empresa de recrutamento Michael Page. Este aumento deve-se à necessidade das empresas de recuperar a atividade, reduzindo custos, por isso até ao final do ano a procura deverá aumentar.

No setor da saúde, os perfis mais procurados são as funções de atendimento ao cliente e perfis administrativos dentro das várias áreas de negócio, refere a Michael Page. No caso da área de IT e digital, tem aumentado a necessidade de contratar profissionais que apoiem as empresas na transição para o trabalho remoto.

“A crise da Covid-19 acelerou uma tendência esperada: o trabalho temporário. Tendo em conta que a flexibilidade e a adaptação serão dois fatores importantes para o futuro do mercado de trabalho, o trabalho temporário é uma ótima forma de reforçar o capital humano com base nas necessidades específicas das empresas, enquanto controlam os custos. Por outro lado, é importante destacar que este tipo de trabalho responde também às prioridades das novas gerações, devido à maior possibilidade de fazerem mudanças profissionais periodicamente”, sublinha Ana Castro Dias, manager da Michael Page, citada em comunicado.

No caso do setor financeiro, as empresas procuram com maior frequência profissionais que apoiem as áreas de controlo de crédito, tesouraria ou contabilidade.

 

Os dados da Michael Page apontam também para a necessidade de trabalho temporário nas áreas de retalho, hotelaria e restauração, devido ao impacto negativo da pandemia nestes setores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia aumenta a procura por trabalho temporário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião