Novo Banco decide venda do banco espanhol ao Abanca ou Haitong esta semana

Novo Banco prepara venda da filial espanhola aos galegos do Abanca ou aos chineses do Haitong. Negócio pode ficar fechado ainda esta semana.

Está por dias a venda do Novo Banco em Espanha. O banco recebeu duas ofertas vinculativas na segunda-feira por parte dos galegos do Abanca e do grupo chinês Haitong. Agora, espera-se que a decisão seja iminente, podendo surgir no final desta semana ou no início da próxima, avança o jornal espanhol El Confidencial (acesso pago).

De acordo com o mesmo jornal, os chineses terão mesmo avançado com a melhor proposta, mas poderão ter dificuldades em obter as autorizações regulatórias para concretizar o negócio, algo que não aconteceria com o Abanca.

De resto, os dois bancos também estiveram interessados no EuroBic, como já revelou o ECO. O banco galego chegou a estar perto de concluir a aquisição do banco, mas o negócio caiu por terra à última hora devido a divergências no preço. Já o Haitong Bank, o ex-BES Investimento, também mostrou interesse mas o acionista vetou a operação através da qual o banco pretendia alargar a atividade à banca comercial.

O Novo Banco Espanha contava com 1,6 mil milhões de euros em créditos e 1,9 mil milhões em depósitos, trabalhando com 24,7 mil clientes através de uma rede com dez balcões e 180 empregados, segundo a informação que a instituição financeira disponibilizou aos investidores.

O processo de venda decorre desde o verão passado, sendo liderado pelo banco alemão Deutsche Bank. O Novo Banco pretendia obter inicialmente 200 milhões de euros com a operação, mas as ofertas iniciais terão ficado abaixo dos 100 milhões.

O Novo Banco em Espanha registou prejuízos de 450 milhões de euros desde 2014. Nos últimos anos, à boleia da reestruturação, o banco liderado por António Ramalho vendeu operações internacionais que tinha na Ásia, Venezuela, França e prepara agora a saída do mercado espanhol. No final do ano passado, a instituição vendeu a gestora de ativos Novo Ativos Financieros Espanha à Trea por 12,9 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco decide venda do banco espanhol ao Abanca ou Haitong esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião