Apenas 37% das empresas dispõe da tecnologia necessária para desenvolver projetos digitais
As competências e ferramentas ao nível tecnológicos são um dos principais handicaps no que toca a acompanhar projetos digitais. Garantir acesso a dados é fundamental.
No que toca a skills tecnológicas, as empresas ainda têm ainda um longo caminho a percorrer. Neste momento, em que as iniciativas digitais dispararam em média entre 11% e 23%, devido à pandemia da Covid-19, nem sequer metade das empresas dispõe da capacidade e da tecnologia necessárias para acompanhar os projetos digitais. Esta é uma das conclusões do relatório “The State of Business and IT Innoation”, anunciado esta terça-feira pela MuleSoft.
De acordo com o inquérito, que contou com a participação de 1.739 colaboradores, apenas 37% das empresas têm as competências e ferramentas tecnológicas necessárias para desenvolver projetos digitais. E o acesso a dados é uma questão crucial.
A grande maioria dos colaboradores (82%) acredita que “precisa de acesso rápido e fácil a dados, sistema de TI [tecnologias de informação] e aplicações para desenvolverem o seu trabalho com eficácia e permanecerem produtivos”, lê-se em comunicado. Por outro lado, nem um terço dos profissionais (29%) considera que a sua organização é muito eficaz em conectar e utilizar dados de várias fontes para gerar valor.
“Qualquer setor está a enfrentar mudanças imediatas e todas as empresas precisam de responder às necessidades dos seus clientes com mais rapidez do que nunca, num mundo cada vez mais digital”, começa por dizer Brent Hayward, CEO da MuleSoft, em comunicado.
Este inquérito mostra que os dados são um dos ativos mais críticos de que as empresas precisam para se moverem rapidamente e prosperarem no futuro.
“Este inquérito mostra que os dados são um dos ativos mais críticos de que as empresas precisam para se moverem rapidamente e prosperarem no futuro“, continua, reforçando que as organizações precisam de capacitar cada colaborador para desbloquear e integrar dados, de modo a tornar os produtos e os serviços mais conectados do que nunca.
Equipas de TI, liderança e inovação
O relatório destaca, também, outros fatores que podem estar a prejudicar o ritmo dos negócios e a capacidade de responder às expectativas dos clientes. A par da falta de competências digitais e da falta de conectividade entre sistemas de TI, aplicações e dados, a empresa da Salesforce refere que as equipas de TI estão sobrecarregadas, não conseguindo entregar projetos com a mesma rapidez.
“Mais de metade (51%) dos colaboradores [LoB line of business] sentem-se atualmente frustrados com a velocidade com que a sua equipa de TI pode entregar projetos digitais. Os desafios de integração afetam diretamente a receita e as experiências do cliente”, lê-se.
Por outro lado, a liderança e a inovação revelam-se, também, em crise. Mais de 40% dos colaboradores considera mesmo que o departamento de TI da sua organização é um obstáculo à inovação. “As organizações precisam de dimensionar a inovação além do departamento TI. A maioria (58%) dos colaboradores LoB considera que os líderes de TI estão a gastar mais tempo a manterem-se a funcionar, em vez de apoiarem a inovação”, conclui o relatório.
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